a falta de memória pós-parto

Dia desses soube de uma colega que desenvolveu brotoejas láááá nos idos do nono mês de gestação. Isso mesmo: BROTOEJAS no NONO mês. Nono mês, amiga leitora, vulgo “o mês em que você perdeu a capacidade de amarrar o próprio cadarço”.

Pensei: Ora ora, se não vem a ser mais uma piadinha de mau gosto daquela ingrata daquela mãe natureza.

Lá estão mamãe e papai natureza, sentados, decidindo sobre a vida e as agruras das grávidas:

– Ela já tá no nono mês. Que é que eu mando agora?

– Já mandou azia?

– Já.

– Incontinência urinária? Andar de pinguim? Enjôos? Má digestão?

– Já. Já. Já. Já.

– Gases?

– Sim, e fiz questão de mandar gases corneta, com ruídos tipo-sopro-de-balão-esvaziando, que é pra que não passem despercebidos.

– Hum…umbigo invertido? Peitos doloridos? Manchas no rosto?

– Check. Check. Check.

– Ah, já sei! Brotoejas. Mande brotoejas.

– Ok, tô mandando.

– Excelente. E se a moça der mole e ficar grávida por mais umas duas semanas, mandamos… caspas e …já sei! Hemorróidas. Isso! Caspas e hemorróidas.

***

Eu sou a pior pessoa do mundo pra você perguntar sobre os tempos áureos da gravidez. Tive todos os sintomas, inclusive aqueles que só se ocorrem em 3% da população feminina do planeta.

Tive os sintomas corriqueiros, acrescidos de coisas esquisitas e raras, como veias no rosto que imitam formato de aranha.  Também tive veias verdes (?) na barriga, que pareciam cobras. Aranhas, cobras, veias – meu sistema vascular era um verdadeiro Instituo Butantan.

Em alguns momentos da gravidez eu tinha a sensação de ter engolido uma catraca de ônibus. Não pelo tamanho da barriga, mas pelo gosto de ferrugem na boca, blagh. Não demorou muito pra eu descobrir que o tal gosto metálico era mais um sintoma da gravidez, percebidos por apenas 1,5% das mulheres de uma tribo distante do pacífico.

Eu enjoei um bocado, mas não o suficiente pra sair vomitando. Afinal de contas, vomitar emagrece. E a mãe natureza tinha outros planos pra mim:

– Não deixa ela vomitar, não, senão ela não vai conseguir engordar os 22 quilos que eu tenho reservados pra ela.

Aliás eu já contei aqui sobre os quilinhos percebidos durante a gestação. Engordei tanto que pensei que o rapaz já fosse nascer todo adolescente. Mas eles nascem com uns 3 quilos, daí tem 2 quilos de água, mais uns 2 de placenta…todo o resto é banha e cara de pau.

Mas me redimindo sobre o excesso de peso da gravidez, eu tenho lá minhas explicações: engordei mais do que deveria simplesmente porque meu estado gravídico perdurou cerca de 42 semanas. O que me confere o título de gravidez mais longa da história.

E o rapaz ainda me nasce de cesariana. Cesariana, já ouviu falar? Aquela cirurgia onde te cortam SETE camadas de pele, músculo (?) e gordura, abrem o útero, retiram o bichinho e encerram a orgia bisturídica com uns 85 pontos.

Os pontos são internos, de modo a não serem vistos quando você usa biquini. E eu pergunto: quem é que tem coragem de biquini depois do embagulhamento coletivo das  7 camadas abdominais, me diz?

***

Bebê nascido e devidamente acoplado ao peito nos primeiros 5 minutos de vida. Perfeito, pelo menos algo deu muito certo!

Mais ou menos. Porque assim que ele dá a primeiríssima sugada, minha memória musical entra em transe, e me manda a seguinte trilha sonora:

“Do-na, desses traiçoeiros,

So-nhos, sempre verdadeiros (…)”

Tá?

Juro pelo meu filho.

Ali está você, diante do acontecimento mais incrível de sua tenra existência, seu filho degustando seu leite, respirando o seu espírito, dando origem a vida e tudo o que você consegue pensar é em DONA, do ROUPA NOVA.

Existe, ó mãe natureza, alguma coerência e justiça nisso tudo?

***

Mas olha só, nem todo mundo vivencia a gravidez dessa maneira. Conheço grávidas que tiveram tempos prenhes de dar inveja: não sentiram nada, engordaram nada, não tinham crises de mau humor.

Mas é claro, gente! A mãe natureza não é burra, ela faz  isso de propósito: escolhe umas poucas mulheres, faz com que elas se sintam ainda mais lindas, tranquilas e poderosas, e usa as pobrezinhas como garotas propagandas de procriação.

Tô falando, é  TUDO de caso pensado.

Porque se toda grávida passasse 9 meses de descontrole e celulite, quem ia querer um troço desses, me diz?!

Daí você pode me perguntar: ah, mas se gravidez é esse perrengue todo, então porque é que as pessoas decidem ter mais filhos?

Ora, pelo amor louco, que nasce junto com a cria.  Muito amor e muita falta de memória.

Com a palavra, ela, a mãe natureza:

– Já nasceu?

– Já.

– Ok. Então manda uns hormônios cheios de amor incondicional e paixão a primeira vista.

– Combinados com hormônios de amnésia?

– Isso, amnésia, muita amnésia. Daquelas de fazer esquecer até hemorróida.

***

E já que estamos falando de esquecimento – hoje é meu aniversário.

Quem sabe a mãe natureza me mande uns hormônios de esquecimento, pra modo de eu esquecer as noites mal dormidas, os perrengues de toda sorte e os pitis da cria e me preparar  para- quem sabe – um segundo round gravídico.

Quem sabe.

 

80 Respostas para “a falta de memória pós-parto

  1. Feliz Aniversário queridona!!
    Te desejo tudo de melhor sempre, e que teu desejo dos hormonios de esquecimento se realize, mas só um pouco, porque o que é umas noites mal dormidas, uns perrengues e uns pitis, comparado com a delicia de ter um filho?

    Aproveita que esse teu 1º aniversário aí do outro lado do mundo, começa quando começa teu dia e só termina qdo termina teu dia lá no Brasil… Quantas horas de aniversário, mesmo??

    muitos beijos e um lindo dia!

    Fla

  2. Beleza Roberta
    Adorei a forma bem original de começar a conversa para no fim dizer que é o seu aniversário. Uhhhuuu, parabéns! Tenho certeza de o estado zen e muito arroz te ajudarão a produzir mais hormônios de esquecimento dos perregues.
    Felidades querida.
    Sei que não é muito legal passar o dia do niver longe de muita gente querida, mas saiba que tem um monte de gente na linha virtual de desejando muita saúde e felicidades.
    Bjs
    Lu

  3. Oi Roberta. Saudades dos seus longos e engrassadíssimos e-mails. E parabéns, né? Muitas felicidades e muitos anos de vida!
    Quanto aos bebês, hoje meu pituco, de 03 meses dormiu a noite toda e cá estou, acordada, pois perdi o sono. Vai entender, não?
    Ser mãe é ter essas surpresas. E quem sabe na próxima gravidez você não é a escolhida para ser garota propaganda, hein?
    Beijos

  4. Querida, fui dessas gestantes de novela, como dizia minha ginecologista; não sei o que é azia, não engordei, fiz pilates, musculação e drenagem durante toda gravidez, foi tudo fantástico, mais mesmo assim pela minha idade vou ficar com um só filho, é o meu amor pelo meu filho é MEGA, SUPER ele lindo, é meu, é super bem querido , cuidado e já está com 3 anos, acho que a gravidez é rápidamente esquecida sim independente de ser boa ou difícil, por que educar dá um super trabalho e meu filho no ano passado passou por uma cirúrgia e foi bem PUNK…Está ótimo amém!

    BJKS, ser mãe é bom, amo ser mãe
    Sucesso para todas as mães
    Melaine ( mamaãe Mel)

  5. Rô, parabéns!! Feliz aniversário em terras novas! Felicíssimo, aliás.
    Agora, vc não vai acreditar: tive insônia nesta noite e pensei em vc. E não só: pensei que hoje ia te mandar um email perguntando que dia era seu aniversário. E é hoje!
    Sério, tô surtada aqui com a minha vidência, acho até que vou jogar na Megasena (mentira, nunca jogo). Eu devo ter pensado em vc de madrugada porque aí já era dia.
    E eu também espero que a amanésia venha. A minha veio, é claro. Eu só fui relembrando algumas coisas à medida que a nova gravidez ia avançando. Fora que eu também esqueço de várias coisas da Ciça pequena e é o marido quem vem me lembrar ou corrigir, quando eu falo besteira.
    Beijos

  6. Olá Roberta!
    Sigo seu blog, e adoro seu jeitinho de escrever! Eu ‘se’ idvirto muito! kkk….
    Parabéns Querida! euqa mãe natureza te faça esquecer tudo e te dê mais filhos maravilhosos, como eh o seu pequeno!
    bj

  7. Feliz Aniversário, querida!

    Que tenha uma torta mega gostosa por aí pra vc comer de se esbaldar!
    Que Buda te mande uma gravidez de novela de presente!

    Beijos

  8. PARABÉNS!! Muitas felicidades e uma segunda prenhez de garota propaganda. Se na primeira você esteve entre os 1% que sentem gosto metálico na boca, por que na 2a não pode rolar zero enjoos, zero celulites e só 10kg a mais?
    Sobre as veias… check aqui tb. Estilo incrível Hulk (isso foi na gravidez da Emília… nessa, por enquanto, só estou pelejando com o visu vênus renascentista – sabe, ancas, ancas e mais ancas enrugadas).

  9. Parabens Roberta!!
    Muitas felicidades para voce!! Que seu dia seja cheio de alegrias!!
    Acho que a mae natureza nao mandou uma dose muito forte do hormonio da amnesia pra mim nao! 🙂 Beijo grande pra voce!

  10. U-A-U!!!
    Todo esse blábláblá naturebomaternopsicanalístico pra contar que hoje é teu aniversário????????
    sei, entendi. é pra gente ficar com dó por conta do estilo fofinho-butantã e esquecer mesmo é de perguntar a idade. saquei a tua!
    eu não ia perguntar mesmo….
    kkkk
    Parabéns, sua linda!
    Muita vida, paz, luz. Muita paciência, gargalhada, muito beijo e abraço apertado. Muito colinho e um tanto de cafuné e massagem nos pés. Uma vida cheia de mergulhos, brisas refrescantes e paisagens de tirar o fôlego. Lindos momentos, ótimas conversas, dança e vinho que combinem com cada ocasião. Toda liquidação que você mereça, toda promoção que lhe caiba e toda dieta bem desenvolvida. Que suas realizações sejam todas e que seus sonhos lindos. E suspiros, de açúcar ou não, só pra arrematar.
    Bjo bjo bjo

  11. Rô parabéns querida!
    Desejo a voce tudo de melhor que a vida tem!
    E desejo tambem que voce fique uma grávida linda, que nao tenha nenhum sintoma que teve na 1a gravidez. Será isso possivel? Torcendo!!
    Um super beijo com carinho,
    Paula

  12. Parabéns Rô 🙂 feliz-idade e muitos anos de vida plena.

    Bjssssssss.

  13. Roberta, Feliz Aniversário!!!! Vou torcer para você ser presenteada com um novo round gravídico. E eu também, mas antes preciso ser presenteada com a megasena acumuladíssima.
    Beijos em todos e um cheiro no pescoço do Noah!

  14. Amiga!!! Claro que tinha escrito um coment bem inspirado e deu erro na página. Vamos tentar de novo.
    Minha amnésia gravídica continua até hoje e eu nem lembro se eu já sabia o dia do seu aniverário… Péssimo!
    Parabéns amiga! Que seu próximo ano seja ainda mais iluminado (já que está meditando como acabo de ler no post anterior) e que venha com O presente que a mãe natureza nos dá, e saber que ele pode vir em dobro, triplo ou quádruplo (mais?) é a coisa mais maravilhosa do mundo, não é?
    Já que não dá mais tempo de mandar um presente, ou de estar aí para te dar um abraço, receba muito amor, e pensamentos mais que positivos para que seu pedido seja atendido!

    Mudando de assunto: Caraca! Vc faz falta aqui! Ontem ainda pensei nos nossos happy hours.

    Muitos Beijos em todos! SAUDADEA imensas!

  15. parabens!
    que vc pemaneça cultivando o dom da alegria que Deus te deu !
    e… não nos deixe sem notícias!

  16. Eeeee, parabéns, parabéns!! Felicidades mil, always!
    Com certeza também sofro de amnésia, mas é aquela amnésia seletiva: até lembro do chororô do Bento pitico com refluxo, mas a maior parte das lembranças é dele fofo todo sorridente fazendo mil gracinhas! hahahaha!!
    Não tive tanto sintoma gravídico, mas tive sim azia, manchas no rosto, e o pior, hemorroidas. Que coisa do capeta que é isso, afe!! Só mesmo a lembrança do baby mamando para nos fazer esquecer essa desgrama.
    Que vc também receba os hormônios do esquecimento de presente, para tentar o segundo round gravídico!
    Muitas felicidade pras vc hoje e sempre! Depois conta como são as festenhas de aniversário aí em terras longínquas…
    bjos!

  17. Ai Rô…sabe que eu acho que só tive a segundinha porque a mãe natureza me mandou litros desse hormônio da amnésia. Sério. Não lembrava mais desse parte punk. Só dos risinhos, do cheirinho e da delícia de ter no colo um recem nascido. Mas, como disse o Marcão quando indagado, às 4 da matina, por mim, como seria a vida com três filhos: imagina isso não…imagina isso não!
    Mas voltemos ao que interessa: PARABÉNSSSSSSSSSSSS! Mil felicidades pra vc! Vou mandar a Dé fazer brigadeiro e te levar de presente (depois eu pago a lata de leite condensado pra ela. Ai…aí tem leite condensado?)
    Tudo de muito bom, viu, Rô! Cê merece! E pode agendar aí: 2012 vou com a family pra Cinga. Já tô guardando dinheiros pra fazer festinha em tudo quanto e shopping daí!
    Beijo, queridona!
    Dani

  18. Só você me faz parar TUDO para ler e postar um comentário nesses poucos minutos de pausa antes de terminar de escrever um texto chatérrimo e me arrumar para uma reunião há cerca de uma hora e meio e duas conduções da minha casa. Adoro tudo que você escreve! Bom humor nesse período gravídico e nos primeiros dois anos da cria é fundamental, né?

    PARABÉNS!!!!!

  19. (Agora vc é Bobby para mim, ok??).
    Primeiro os parabéns: êêê, viva!!! Parabéns e muitas felicidades!
    Agora o comentário: tbem tive a mesma “sorte” q vc e recebi uns 20 kg daqueles, todos os sintomas indesejados e raros, incluindo uma coceira infernal no 8o. mês q durou até o dia do parto. A coceira durava só 24 horas por dia, não me deixava em paz nem para dormir. Aliás, nessa hora até piorava. Chegava a ficar toda vermelha de tanto me coçar. Quem carrega gêmeos ainda merece uma coisa dessas, meu Deus???
    Agora a explicação: Bobby, it´s official!!! Te localizei!!! Acho q já tinha te perguntado, mas agora tenho certeza q vc é A Bobby da Bia Singer, minha querida amiga desdea época do cursinho até hj. Ela vem jantar aqui em casa amanhã e, se vc quiser, tá mais do q convidada, François e Noah tbem, of course. Rola uma ponte aérea básica???? Agora, o mais chocante é o seguinte: maridinho esteve em Londres naquela época, foi visitar a nossa querida Bia e conheceu vc!!! Desmaiei deinveja qdo soube pelo próprio. By the way, Rodrigo. Does it ring a bell???
    Bjos, querida!
    Camila
    http://mamaetaocupada.blogspot.com

  20. Estou aqui lendo e rindo sozinha. Vc escreve super bem e sabe ser super divertida, parabéns!
    Parabéns tb pelo seu aniversário viu.
    Bjs

  21. Quer dizer que gosto de guardachuva velho é sintoma de gravidez? Poxa e eu me entupindo de água achando que era “garganta seca”. Deu umas boas risadas com o post e aos poucos vou relembrando algumas coisas. A mãe natureza as vezes tem um senso de humor no minimo duvidoso. Um dia, lá no futuro, vou fazer o check list comparativo para ver como anda a balança da mãe natureza, se bem que a coitada da justiça é cega! Lascou.
    Milhões de beijos neste dia tão especial.
    Parabéns!

  22. Parabéns pra minha parenta mais divertida e mais internacional ( entre outros títulos). Felcidades! E manda ver no segundo(a) francezinho que certamente será lindo e esperto como Noah! beijos saudosos

  23. eeeeeeeeeeeeeee! parabéns, bonita! que vc tenha um lindo dia aí em terras distantes!

    e que a mae natureza te mande mesmo a energia e os litros de esquecimento pro segundinho! Pq, puuutz, acho gravidez tao chatonildo que meu proximo filho será adotado (até a hora que eu parir e ganhar os litros do esquecimento eu mesma, hohoho).

    beijao grandao!

    (e eu faco parte do 1% que ganha gosto metálico na boca, cansaco, vomitos, dores em lugares desconhecidos e afins. HUMPF)

  24. Um milhão de parabéns!! Muita saúde e tudo de bom.
    Beijos de uma pessoa que vc nem conhece, mas que curte muito o teu blog!!

  25. OPA! Happy b-day! Que beleza, os piscianos. Tenho uma coleção deles aqui em casa…
    É. Brotoejas… hahaha
    Eu tive TUDO também que uma grávida tem inclusive os enjoos e os vômitos, mas na contramão engordei mesmo assim… foi um período de feiúra extrema..
    Dona é uma das minhas músicas favoritas da vida. Eu achei mega legal essa trilha no seu parto, juro. Qdo era criança eu achava que dizia “Dona, desses travesseiros…” e “É a moça da CantiNa, a mulher da criação…”
    hohoho
    bjo

  26. Roberta, saudade dos teus posts!!!
    Parabéns pelo aniversário, que ele seja sempre uma data especial para todos que te gostam de vc. UM grande abraço!!!

    p.S: Saudades eternas do “minha mãe que disse”rsrsrrss

  27. Só você mesma!
    Nem Cingapura deu jeito! Kkk
    Parabéns!!!!
    Vc faz niver junto com o Lucas.
    Agora fiquei preocupada…
    Hahahahaha
    Beijos!

  28. amei! parabéns pelo texto, pelo blog pelo aniversário ….
    muita felicidade e amnésia, assim vc vai pro segundo ‘round gravídico’ e com ele recebe mto mais amor em forma de denguinhos, beijinhos gostosos, sorrisinhos .
    bjo
    Li
    londrescomfilhos.blogspot.com

  29. Parabéns pra vc!!!! Muitas felicidades, muitos anos de vida!!!
    Roberta sit-down comedy!! pq aqui no brasil ta maior moda os stand up comedy! E eu, felizarda, sento aqui na frente da telinha e fico rindo das nossas tragicomicas verdades maternais que vc sabe relatar como ninguem!!
    Mas agora mimpolguei: vem ai um made in china?!!?!?!?? Uhuu!!!!!
    xoxo

  30. eeeeeeeeeeee que alegria!!!! que felicidade!!!! parabens querida!!! e que venha o segundinho, que deve ser tao delicinha quanto o primeiro, vai dizer…. aiiiii eu já to louca pelo segundinho e sou de propaganda… nem quero litros de esquecimento porque foi tudo muito lindo, muito maravilhoso, hehehe dizem q uma gravidez nunca é igual a outra, se te anima para tentar o proximo 🙂

  31. Ah! Então pelo que tô percebendo, é o papai natureza quem sugere as maldades pra mamãe, né não? Hãn!!!! Não gostei! Morte ao papai natureza!!!

    E eu, tive uma gravidez bem bacana, sabe? A não ser no final, que com mais de 41 semanas andava que nem pinguim e cada bochecha minha parecia uma bola de volei. Mas foi parto normal – 50h de labour + um bebê com mais de 4kg. Situação nada bonita. Mas o bebê? Lindo, lindo… *suspiros* E por causa dessa perda de memoria que vc bem sabe, pela primeira vez andamos pensando num segundinho tambem… Vamos ver…

    No mais, ainda tô no Cartola aqui, minha querida… (…) disfarça e chora (…)

    Felicidades pra você e tudo de melhor que a vida possa te dar! Grande abraço,

    Lu

    PS: A medida que eu lia o post, podia jurar que no final vc iria dizer: tô gravida! Mas tô vendo que estamos caminhando pra isso, hein? 🙂

  32. Aaaah minha querida!!! Milhões de parabéns e um aniversário estupendo pra você!!! Achei tão fino isso de ir falando, falando, e jogar ali no finzinho, como quem não quer nada, que é seu aniversário… eu teria gritado logo na primeira linha. Gente elegante é outra coisa, né?
    Olha, na minha primeira vez eu fui uma dessas nojentas que encarnam A DIVA LOUCA quando engravidam. Tive até uma porção de sintomas chatos (só sei disso porque eles estão devidamente anotados…), mas me batia um delírio de glamour que compensava tudo. Já a segunda gravidez foi beeem mais chata e sintomática que a primeira. Então talvez haja alguma justiça, algum tipo de equilíbrio cósmico (alô Buda, dá uma força aí!), e vc tenha uma experiência LU-XU-O-SA na próxima prenhice. Hein?
    Beijos beijos beijos e fun fun fun! Hoje e sempre!

  33. Menina… li, li e li.. (ah.. ri, ri e ri!) e no final… Uma grande comemoração para o dia de hj!!!
    Quero te desejar muitas emuitas felicidades, muita coisa boa aí do outro lado, muitos sonhos realizados e úma memória muito seletiva para o segundinho!!!
    Sabe que só consigo lembra as coisas boas da gravidez.. até comentei isso no blog da Carol uma vez… Se teve aguma coisa ruim.. esqueci tudo!! hehehe
    Muitos e muitos beijnhos para vc nesse dia especial, viu!?

  34. Roberta,
    parabéns e tuuuudo de bom! Aproveita seu dia muito! Que Deus te abençoe demais e realize os sonhos do seu coraçao!
    Amo seu blog, amo seu jeito de escrever. E se serve de consolo eu tô grávida e tenhos enjoos e azias que me fazem pensar que to grávida de um time de futebol fedorendo e pereba.
    Mas eu desenvolvi uma teoria de que quem tem muito enjoo e mal estar tem um parto facinho e o nenem sai que nem quiabo. Vou levar essa minha teoria até o fim!
    Bjos

  35. Roberta, que loucura isso! Não é que fazemos aniversário quase no mesmo dia? Eu fiz ontem e tô achando a maior coincidência porque nossos guris são tão parecidos e tudo o que você escreve aqui, além da forma que você escreve, me faz pensar”Nossa, é assim mesmo!”. Parabéns para ti, viu? Muita alegria nessa vida de pisciana que nunca é tão fácil quanto demonstramos, não é? Mas também nunca é tão difícil quanto a nossa percepção das coisas. hehehe Beijocas nos dois. E, não, eu ainda não tive amnésia apesar do imenso amor pelo pequeno e aquilo que já esqueci, meu marido faz questão de lembrar pra eu não inventar repeteco. hahaha Beijo, beijos

  36. 3 Parabéns para você:
    primeiro: Seu aniversário
    segundo: filho lindo
    terceiro: Pelos seus ótimos textos!!
    ZZ

  37. Bah, esse gosto metálico na boca eu senti por mais de 20 semanas e me deixavam num mal humor maior que os enjôos e vômitos, que de vantajosos só tiveram os 2 kg perdidos (2kg, só…tem gente que perde 4, 6, fazer o quê, rsrs).

    Parabéns querida! Desejo a você muita felicidade aí do outro lado do mundo, muita paz (mas isso vc deve ter aí, npé?).

    Beijos,
    Nine

  38. Feliz aniversário!!!
    Dizem que a gente só pensa no segundo filho depois que esquece da trabalheira do primeiro…
    bj

  39. Feliz aniversario! Tambem tive tudo que e sintoma, gosto metalico na boca, enjoava o dia inteiro e praticamente nao vomitava, uma coisa linda. Mas olha, aqui nos EUA e comum a mulherada continuar gravida com 41, 42 semanas, porque os medicos nessa terra esperam ate la pra fazer uma inducao. Nao tem essa de 40 semanas pronto acabou nao.

    Quanto a ter amnesia pra pensar em ter o segundo, sei nao. Eu lembro de tudo muito bem, e quero um segundo, so queria poder dar um fast-forward na gravidez e no primeiro ano…como nao tem jeito, so fico pensando que passa depressa.

  40. Happy birthday too you, you live at the zoo
    you look like a monkey and live as one too – nnnn
    brincadeiraaa ‘Ro’, leio seu blog a muito tempo
    mais nunca tive coragem de comentar, mais como nao te desejar
    feliz aniversario? Muuuito anos de vida e momentos especiais
    pra voce e pra sua familia, que voce goze da mais perfeita felicidade
    ai , no brasil , ou em qualquer lugar do mundo.

  41. hahahahaha…
    Adorei o post…
    Sim, eu também tive essas malditas brotoejas (corpo inteiro!) que me acompanharam até o terceiro mês de vida do Davi… Eu só sabia chorar de tanta coceira, num verão insuportável de fevereiro… Ah, e também tive azias… Aliás, era tanta azia que já imaginava meu filho nascendo com muito cabelo e pêlo no saco! Aff… Mas como vc disse, a amnésia vem junto no pacote e já me preparo para tentar embarrigar de novo… E com tudo o que tenho direito… Porque mesmo tendo enjoo, azias, gases, gorduras localizadas, brotoejas, choros constantes, momentos de raiva, inchaços…. engravidar é muito bom!!! E ver a carinha dele, assim que nasce, já nos dá ânimo para passar tudo de novo por todos os perrengues…

    Abraços e feliz aniversário!

  42. Betinha querida, feliz aniversário!!!!!!!!!!
    Adogoooooo teu blog, você é realmente d+, que privilégio ter convivido contigo, nossa fico super orgulhosa de ti. Muitos beijos, muitos muitos, e que Deus te ilumine sempre com o dom da escrita. Kisses

  43. hauauhuahuhuah
    eu faço parte do seu grupo!
    Tive tudo isso, MAIS o prurido gestacional no nono mês- uma delícia de coceira que não para, dá vontade de arrancar a pele fora – barrigão e pernas em brasa, 24h por dia… ah sim, e eu vomitava – com vontade nas crises de enjôo – o que não me impediu de engordar 25 quilos e até hj, 2 anos depois, ainda mantê-los comigo. AFE. Mas esqueceram de me mandar a amnésia, viu? Não quero isso mais não!! Amo meu filho com todas as minhas forças, mas não encaro outra trip dessas, não! ahuahuaha
    Ah, e parabéns, vc quer matar a gente de suadades, né?

  44. amigaaaaaa,
    ja mandei email, sinal de fumaça, mantras, meditação, transe, skype etc etc e tal, entao deixo um recadinho aqui também da turma aqui de casa: feliz aniversário xuxu!!!!!!!!!!
    te amamos
    nos 3

  45. Êêê! Parabéns, parabéns! Feliz idade nova, feliz dia, feliz ano novo que começa agora pra vc.
    Muitas alegrias e saúde! E muita amnésia tb .

    Bjs, querida.

    * que post com cheirinho de segundinho ;D.

  46. Feliz aniversário, Roberta! Que essa nova vida do lado de cá te traga muitas aventuras dignas de contá-las em um livro!
    Aproveito para pedir desculpas por não ter te contatado quando estivemos em Cingapura. Beatriz ficou doente no meio da viagem e aí… bem, você sabe bem o quê…
    Agora… acho que esse post foi prá dizer que o gato já escorregou do telhado! Será? Obaaaaaaaaaaaaa!
    Bjs

  47. E eu, tolinha, tinha certeza que seu último parágrafo seria sb sua recém-descoberta gravidez 😉
    Essa semana conheci um cara que morou aí por 7 anos! Entre outras coisas malucas e fantásticas, me falou que comprar chicletes é proibido aí (!) Confere?
    Bjos e Feliz reveillon particular!

  48. Roberta,
    Parabéns pelo seu aniversário ! Muita saúde, paz, amor e boa sorte nessa sua nova vida. O seu blog é sensacional !
    BJs,
    Carol (mãe do Riccardo – Escola)

  49. Parabéns Roberta!
    Muitas Felicidades, que Deus continue te abençoando e que o segundo round venha logo.
    bjus

  50. Estou amandooo seu blog Roberta!
    Muitas felicidades no seu dia !
    Bjos

  51. Ah Roberta querida (bajulando pra vê se tu lembra de mim)
    Tudo isso é pra falar do teu niver, da gravidez novinha em folha ou as duas coisas?
    Bom, se for assim… Parabéns em dose dupla. *rss
    Me lembrei que da última vez que estive na maternidade, no estado de parida. O médico disse ao se despedir: -Até o ano que vem meu bem!
    Eu respondi: -Esquece! Eu tô é caindo fora dessa canoa furada. Só volto aqui na posição de visita meifi.
    Ele riu e disse: -Veremos!
    No caso das grávidas, eu sou das que serve pra alvo das invejosas, glamour total. E o caçula nasceu em casa (no banheiro).
    Mas não quero mais saber de bebê chorão me cobrando os peitos a toda hora. A minha memória está in high quality. Ainda!
    Bjocas

  52. Hei Rôoooooooooo PARABENS, muitos sonhos e conquistas… que Deus te abençoe e que o segundo round venha rapidinho e que dessa vez voce seja daquelas insentivadoras da gravidez, as sortudas que ganham pouco peso, nada de manchas, nada de celulites e etc…

    Bjs linda

  53. EEEE, que legal. Entendo todo o perrengue, coleeega. É isso tudo e talvez mais um pouco, que vc, apesar de toda a descrição, ainda foi econômica.
    Bem, o fato é que eu, marido e tigrinho estamos na área até segunda de manhazinha. Se ocorrer de ver essa mensagem a tempo e der vontade de dar uma ligada…Meu número indonésio é 6221-082111052015.

    Abraços

  54. Demais!!!
    Sou sua fã!!!
    Amooo seus textos, divirto-me muitooooo!!!!

    Agora… Feliz Aniversário! Seja muito feliz e continue com esse humor fantástico!!!!

  55. Atrasada, mas…PARABÉNS!!!

  56. Parabens, Roberta!

    Comento pouco, mas sempre leio os seus posts!
    Minha mãe “descobriu” o seu blog ontem. Dava gargalhadas!

    Tudo de bom!
    Beijo!

  57. Ro,
    Minha primeira gravidez foi bem parecida com a sua e agora, na segunda rodada, tô me sentindo péssima de novo!
    Poxa, não dizem que uma gravidez difere da outra? só se for pra pior, pq estou mais gorda e mais cansada que na primeira…..ainda estou de 16 semanas, mas ja na contagem regressima e pensando no meu extreme makeover depois que o último rebento deixar meu ventre.
    bjocas e good luck!

  58. Realmente, a mãe natureza eh muito caprichosa. Em minha ultima semana de gravidez tive frieira…
    Felicidades pelo seu aniversario!!!

  59. Brotoejas, prurido ou mais conhecido como o inferno em forma de coceira??Tive zilhões, e posso dizer que quase morri. Coceira infernal 24 horas por dia, 7 dias por semana. Banho gelado a cada 30 minutos prá aliviar, roupas lavadas apenas com sabão de coco, dieta, váááárias injeções e a velha promessa: NUNCA mais eu engravido. Pô, passou rápido, porque meu filhotico tem 3 meses eu já sonho com a barrigola de novo. Mães não são desse mundo não, certeza, foram criadas em outro e enviadas prá cá prá ver se saram! hahahahaha
    Parabéns!

  60. Mas gente que eu não sabia que éramos quase gêmeas!! O meu foi ontem (quer dizer, ontem do seu dia… dia 16, se eh que vc me entende)… ou será que eu já sabia?? – Me fale de aminésia…
    Agora,não sei como você era antes mas sei que depois da gravidez, vc pode até estar pelancuda (duvido!) e sem memória, mas DIVERTIDISSIMA por fato!!! Ai, ai, só da eu rachando de rir no meio da madrugada…

    Feliz Aniversario atrasadissimo!!!

    Beijos velhos!!!
    Keiko

  61. Não acredito que não nos encontramos!! Opa, melhor, que não nos conhecemos. Putz, nem rolou de te dar o pressentindo atrasado de aniversário/futura mamãe , heheheheh. Que droga! Ficamos em um hotel vagabundo-xexelento, onda a m…da internet nunca funcionava, mesmo custando DEZ dólares a hora. E o meu celular, agora, está mais que provado, não presta mesmo. Daqui a uns três meses, faremos nova visita à pediatra do João aí e tentarei combinar melhor. Agora seu tel tá anotado, huhuhuhuhuh.

  62. Comenta de novo! Parece que meu marido “despostou” o post sem querer quando foi arrumar um errinho… che cazzo

  63. Roberta, feliz aniversário! Q vc crie coragem e providencie o segundo.
    Obrigada pelo texto divertido para animar minha 2af. no trabalho, q nada tem de “funny”.
    bjs e Parabéns, sueli

  64. Rô, já dei parabéns? Ando tão surtada que nem sei se já comentei aqui. Anyway, felicidades querida! Sempre!

    Estou escrevendo para contar que Mariana encontrou ontem uns anéis que você deu pra ela. Lembra? Andavam esquecidos no porta jóias. Ela pirou com eles e eu disse que quem havia dado era uma tia que se chamava Roberta, igual a tia dela.
    E ela: – Agora eu tô chateada. Puque eu não falei obrigada pra minha tia que é sua amiga.
    E segui nesse chororô um tempão, lamentando a falta de agradecimento.
    Então publicamente agradeço por Marianinha, porque como expliquei pra ela, Cingapura é longe pra burro pra gente ir até aí agradecer!

    beijocas!!!!!

  65. Parabens atrasado!!!!
    Adoro seus textos, esse está demais. 🙂
    Beijos

  66. Feliz Aniversario atrasadoooooooo!
    Delicia ter filhos, ne? Eu tenho tres! Nunca tinha segurado um recem-nascido na VIDA antes de ter o primeiro e naquele exato moment magico em que ekes colocam o bebe para Mamar no teu peito (enquanto o medico ainda te costura – tb tive cesaria) eu pedi a DeusMAIS DOIS, e Ele me atendeu! Kkkkk!
    Parabens pelo relato delicioso (Kkkkk) e pelo niver (again!)!
    bjkas!

  67. Feliz aniversário atrasadooooooooooo!!!!
    Vou te falar, eu fui grávida de propaganda mesmo… rs
    Gravidez sem enjoos, pouco ganho de peso, super disposição.
    Mas no meu caso acho que a mãe natureza mandou tudo isso pra compensar todo conflito psicológico e desamparo.
    O que pode ser ainda pior. Ou não… não sei. hehehehe
    Mas que a gente esquece tudo, isso é fato.
    Eu teria mais uns tres, só me falta o progenitor… kkkkkkkkk
    BJooooo

  68. Eu, a doida: Eu leio o post por email, então leio sempre na mesma hora que recebo, já que vejo emails no celular e o celular está sempre comigo, bla bla bla. E eu não consigo comentar pelo celular, então fico na pendência de voltar aqui pra comentar, só que eu demoro tanto pra comentar que quando volto aqui o post me parece tão familiar que eu tenho certeza que já comentei e aí tenho que olhar os comentários um por um pra ver se eu comentei ou não. Afe, tadinha…tão lesadinha…rsrsrs!
    Agora o comentário: eu não tive sintomas chatos na gravidez, tirando um pouco de azia no último mês, não tive mais NADINHA, mas eu não me achava linda não…me achava uma elefantinha gorda, redonda, inchada e mal humorada…rsrsrsrs!
    Ainda bem que existe esse tal do amor incondicional, né não?? rs!
    Beijos, querida. Saudades!

  69. Oii!! Soh hoje voltei aqui no seu blog, pois a vida aqui estava meio corrida, e vi que vc deixou um recadinho pra mim no seu post anterior, sobre o comentário q deixei sobre eu e meu marido termos nos inspirado depois de ver o videozinho desse bonequinho loiro q vc tem ai na sua casa… hehehehe
    E acredite, o rebentinho já está encomendado, está aqui crescendo, na sua 10a. semana, então vc pode ser sim a madrinha virtual!!! hahaha aliás, a inspiração foi tão boa e tão profunda, que o negócio aqui foi rápido… rsrsrs…
    Ah, super parabéns, um mega feliz aniversário (meio atrasadinho…rs) pra vc!!!!!!
    Beijos pra vcs!!!

  70. Roberta,
    parabéns! tudo de bom!
    Sempre que me perguntam se eu quero ter outro filho respondo “só quando eu tiver esquecido COMPLETAMENTE o que é estar grávida!” e todo mundo me responde em tom de deboche “ahhh… rapidinho você esquece”. Quando eu engravidei já estava uns 5kg acima do peso ideal, mais os 12kg da gravidez fui para 17kg!!! Minha barriga ficou gigantesca e Antonio nasceu de cesarea, com 39 semanas. A médica me examinou e marcou meu parto para uns dois dias depois porque eu já tinha contrações, início de dilatação, dores insuportáveis e já estava ha semanas passando o dia inteiro deitada. Meu maior medo eram as estrias. Logo que descobri a gravidez gastei fortunas com um creme anti estrias que usava duas vezes por dia. Ele me impediu de ter estrias até a 37ª semana! Mas na 38º e 39º abriram estrias absuuurdas de gigantes! Antonio tem quase um ano e ainda estou lutando para elas sumirem. Outra coisa chatérrima é que tenho psoríase e por causa da gravidez não podia usar nenhum remédio. Fiquei com a pele e o couro cabeludo horríveis. Depois ainda fiquei com o tratamento beeem reduzido por causa da amamentação e a cicatriz da cesarea virou uma psoriase gigante!
    Mas passaria por tudo outra vez para ter todo esse amor, gigante e viciante que é o amor de mãe e fiho! E toparia passar mais uma vez por isso, mesmo após meu desembarangamento para ter mais um amor desses!
    beijos!

  71. Parabéns!!!! Pelos anos de vida e pelo post, que dessa vez vc se superou, se é que isso é posível….hehehe. Nossa, rolei de rir aqui no trabalho, fiquei até com vergonha…kkkkkk. MUITO engraçado a música do Roupa Nova na hora do parto. Sério mesmo? Se for verdade eu começo a acreditar q vc tem um parafuso a menos, mesmo. Sorte sua, que passa a vida pensando maluquisses hilárias..hehehe. Menina, de onde vem tudo isso?…rs

  72. Ameiiii

    beijos
    Talitah Sampaio

  73. PArabens! FEliz ANiversario, tudo de bom!!

    Que seja um ano cheoi de realizações!!!

    Eu nao tenho nenhuma saudades d agravidez, alias, qdo tive a Luiz, minha maior alegria foi pensar que eu nunca mais ia cogitar ficar gravida!!! Fui pra MAlasia, gravida de 3 meses… vonitei em todos os aeroportos por onde passei (e foram varios)!!

    vc é divertidissima!

    beijos

    Pati

  74. Poxa vida, não estou acreditando que estou lendo este seu post tão atrasada! Isso que dá estar ocupada com adaptações tb! (acho que te falei, não falei, que fomos expatriados para a Bolívia?)
    Parabéns queridona, muita Saúde, Felicidades e continue sempre nos divertindo como os seus textos! Não nos abandone!
    E ADOREI este seu post, as always! Eu sou daquelas que é melhor nem me perguntar o que eu acho da gravidez, que vou desistimular qualquer pessoa! Ms nem por isso desisti, devo ter tido uma amnésia forte, pois estou no final da segunda gravidez…(apesar de que uma vez grávida, a mémoria tb voltou rapidinho! Why, meu Deus, why? Eu suspeito essas mães que ficam contando maravilhas de mentirem…o que achas?)
    Gros bisous! E Parabéns novamente!

  75. Pingback: eu não sabia que estava grávida | Piscar de Olhos

  76. Nossa, que bom ter descoberto o seu blog! Estou com exatas 12 semanas de gravidez, as 2 últimas de repouso por causa de um sangramento, sentindo tudo e mais alguma coisa de ruim que uma grávida pode sentir. Ferida na cabeça, prisão de ventre, coceira no mamilo, o escambau. Estado de graça é uma ova! Não vejo a hora de parir, isso sim. E olha que sou médica. Pediatra. Era para tirar de letra né? Era. Mas veja só, nem só de marasmo se vive um repouso forçado, estou aqui me contentando com fuçar blogs e mais blogs de mamães super gratas, felizes, plenas com suas barrigas, quando de repente, num Piscar de Olhos, encontro finalmente alguém que lidou com o mesmo humor, olhar e amor pela gravidez que eu. Adorei seu blog!

  77. Sabia que tinha alguma coisa aí!!! vc também é pisciana sua maluca!!! a típica aqui me aparece dia 15/04 para te desejar um super feliz aniversário… só falta ter ascendente em virgem como eu… contradição… teu nome é Regina Tavares!

  78. Pingback: A falta de memória pós-parto (via Piscar de Olhos) « Dica Bacana

Deixe um comentário

