o porteiro e a mãe do ET

Sumidíssima, eu sei.

Mas me diz quem é que dá conta de se desfazer de uma vida toda, preparar mudança, doar, dar, vender, comprar, cuidar de um pequeno meliante (agora em versão 2.0), despedir, viajar, chorar, beber, cair, levantar, receber visita e ainda escrever neste abandonado blog?

Tô estafada gente, cuida bem de mim.

Quem já mudou de casa,  bairro, cidade ou país sabe bem a que me refiro. Mudanças são pesadas, intensas, trabalhosas.

E, ai, como engordam as mudanças.

– Amor! Vam’ chamar uma pizza?

– Mas Roberta, a gente acabou de comer.

– ôô, querido, pensa bem. Quando é que a gente vai ter a chance de comer essa pizza de novo, me diz.

– Isso é verdade.

E assim se vão semanas e mais semanas de despedida intensa da tal pizza. E do pão de queijo. E da caipirinha.

(e lá se vai o sonho de chegar ao novo país magra, esvoaçante e misteriosa)

***

Além de engordar, mudanças geralmente provocam a chamada síndrome do “sério-que-isso-sempre-esteve-aqui-e-eu-NUNCA-reparei??”

Então pela primeira vez você repara nessa árvore gigante da sua rua. E resolve consultar o porteiro:

– Moisés, me diz uma coisa, eu tô louca ou plantaram uma árvore já crescida na nossa rua?? Essa árvore já tava aqui?

– Só há uns 100 anos, dona Roberta.

– Mas Moisés, como é que eu NUNCA tinha reparado nela antes, me diz?!

E você contempla a tal árvore, até ser invadida por essa vontade louca de chorar… e abraçar… e se despedir da árvore.

– Ai, Moisés, vai ser difícil viver sem essa árvore, essa maravilha da natureza, esse presente de deus. E eu também vou sentir muita saudade de você viu?!

E pra não abraçar a árvore você dá um abraço forte no porteiro.

(que passa a ter certeza absoluta de que esse pessoal da zona sul é tudo meio esquisito mesmo).

vontade louca de abraçar o porteiro e o cristo redentor

(espetáculo de vista, registrada pela super tia deá)

***

Noah agora tem 2 anos e eu entrei na fase “Meu-filho-é-um-ET”.

Essa fase geralmente começa quando a prole passa a formar frases de sua própria autoria.

Porque se você, querida mãe, já acha deveras fofo quando a cria repete “ma-mãe”, “á-gua”, “pão”, então imagina ao delírio que seu frágil coração materno vai chegar quando ela crescer um pouco mais, virar pra você e dizer:

– Mamãe, tudo aqui é muuultu piligoso!

ou:

Papai, vê se chama o tácsiti” (taxi)

ou ainda:

“A minha mamãe não tem pinto, não.”

Eu sempre leio e adoro as mães que transcrevem as pérolas das respectivas crias. Mas só agora entendi o que elas sentem. Certeza que cada uma delas, como eu, acha que a filha é esperta demais pra ser uma reles humana. Ou que o filho trata-se, na verdade, do Messias em pessoa.

Aqui começa a fase em que você realmente passa a acreditar que seu filho é tão, mas tão inteligente que simplesmente não pode ser deste planeta.

– Certeza que as outras crianças não são assim, amor – diz a mãe ao marido. Ele é um ET, pode ver pelo formato das orelhas.

repare nas orelhas (e nas antenas!) e me diga: trata-se ou não de um ET?

 

37 Respostas para “o porteiro e a mãe do ET

  1. Ro querida, to tão manteiga hoje que me lacrimejou lembrar que vc vai embora, não bato bem né? Parenta, a gente nem se conhece pessoalmente, mas sinto carinho por você e desejo que vcs sejam muito felizes nesse país tão lindo e exótico (bom, na frança eu era considerada “exótica”, será que vcs vão ser exóticos em cingapura, tem como rs?). Noah tá lindo, com certeza será o menino mais lindo de cingapura! beijo

  2. Trata-se de um menininho muito fofo e lindo, isso sim.

    Tomara que encontres tempo logo pra contar pra gente as novas “pérolas” do pequeno.

    Boa arrumação por aí!

    Beijo,

  3. Aaaaahhhh, finalmente! Já estava com saudade, menina! (falou a que parece que nunca abandonou o blog, né 😉
    Noah, seu fofo, cuida da sua mãe!
    bjos pros dois

  4. Que bom receber notícias suas! Estava com saudades dos seus posts! E lindões esses dois ETs aí da foto, em? Beijos! Nine

  5. Menina, vc é linda e seu filho um fofo, e o nome dele é lindo tb! eu sou uma vovó coruja( tenho uma neta linda!) e desejo a vcs muita saúde e q DEUS (com maiúsculas) abençõe a todos aí tão longe. Q sejam felizes, pois vcs tem uma grande vantagem, não terão de ser governados por Dilma, kikiki….nem serão vítimas da CPMF.

  6. Oi Rô,
    Noah é lindo demais!!! E voce também é lindona!!
    E eu dei tanta risada com voce, só imagino a saudade antecipada que voce está sentindo.
    Bel tem 1 ano e 9 meses, e já fala frases que eu nem sei de onde vem…a gente nunca está esperando né? É tao engraçadinho…
    Saudades dos seus posts!
    Um beijao querida,
    Paula

  7. Ai, que bom que você apareceu! Já estava preocupada!!!!
    Mas que post pequenininho, nem parece seu! hahaha
    Tá, eu entendo, mas, tipo assim, acho que está fazendo de propósito só para sentirmos um pouquinho da saudade que você já está sentindo, até da árvore…

    Beijos, lindona!

  8. Ah, eu sei bem o que vc está passando, rs. Boa sorte na nova casa, na nova vida. Beijos

  9. Ai, muuultu piligoso é muito fofo!! Mas a última frase é mesmo demais…
    Mudança é sempre um caos, mudar de país então!! Certeza que a gente acha mil coisas que nem sabia ou lembrava da existência. O melhor foi se dar conta da árvore e… abraçar o porteiro!!
    Manda ver no encaixotamento de tralhas!
    bjo!

  10. Q saudades! Seus Posts fame falta!
    Seu filho esta muito bonito!
    Bjs

  11. Ro, bem sei o trabalho que dá uma mudança. E olha que as minhas foram na mesma cidade…rs. Noah está um fofo, e essa tagarelice enche a gente de orgulho e medo, porque logo estarão independentes demais. Ana Elisa ficou linda com as blusinhas e o vestido que comprei de você. Boa sorte por aí. Beijos.

  12. Menina, nem consigo imaginar sua loucura! Eu fiz a minha mudança de continente sem filho e já foi um ufa! Cuidamos de vc sim!
    Tá precisando de alguma coisa, dica? Não tenho muitas, só que eu trouxe relativamente pouca coisa e ainda assim foi muito!
    Não economizaria em remédios que o Noah está acostumado, pois sabe lá o que pode ou o que não pode em Singapure né?
    Quanto vc vai? Tem idéia de quanto tempo?!
    Estou aqui torcendo muito e doida para saber como serão as frases do Noah em Francês, Inglês, Mandarin!!!!
    E se esta foto é nova, fique tranquila, vc vai chegar lá muito gata, gata, gata! E o Noah vai arrancar muitos suspiros!
    beijão!

  13. Ei linda!
    nossa entro sempre aqui e acho que nunca comentei… é que do trabalho é dificil mesmo de comentar.

    Amei o post, só pra variar né? rsrsrs

    Um beijo,
    E abraços pra arvore…

  14. Você já vai viajar e a gente nem teve a chance de se conhecer!.. Estou me sentindo uma leitora muito desnaturada…devia ter insistido mais, investido mais…E agora, qdo terei a chance de apertar as bochechas do Noah, ouvir a vozinha dele falando frases completas e apresentá-lo ao Eric? Quando teremos a chance de tricotar assuntinhos maternos ao vivo e a cores? E pensar que morávamos tão pertinho….puxa!… 😦
    Sucesso pra vc, querida amiga virtual! E toda a sorte do mundo pra essa familia linda na terra ‘dosóinho puxado’ ! 🙂
    Vou continuar acompanhando as aventuras por aqui…
    Beijocas
    Dany

  15. Ufa! que bom que vc voltou! Estava com saudades da sua auto critica bem humorada. Não se preocupe teu filho é mesmo muito fofo e tem mesmo tiradinhas otimas, não é só impressão!!! Sabe que o meu também rsrsrsr

    Esta semana mais 4 pontos, desta vez no joelho, desta vez no Pedro.

    Volta mais vezes ta? Nem que seja para posts rapidos!

    Ah, tua terra contiua linda e a Dea é super bacana. Adorei ela, acho que ela poderia ter sido minha amiga desde sempre! E a Luisa (dela) é linda, como nas fotos!!

    beijos

    Pati

    http://coisasademae.wordpress.com

  16. Vc anda escrevendo pouco, mas sempre que escreve tira umas boas risadas (pelo menos minhas).
    Acompanho o blog pelo Google Reader.
    Boa sorte pra ti em Cingapura.
    []’s

  17. Você bem viu que eu também tenho uma ETzinha, né? Em casa rimos de nós mesmos, tamanha a babação. Vide post de ontem.
    Noah tá um lindo!!!!!!!

  18. Ai Rô…quanta saudade sua! Mas eu te perdoo,vai…deve ser mesmo o maior trampo esse negócio de mudança! E deve dar essa saudade antecipada de tudo mesmo. Eu também abraçaria o porteiro, viu amiga!
    Quanto a parte do Noah, eu acho que ele, realmente, é um ET (um daqueles bem lindos e fofos e delicinhas da titia) e que, junto com a Nina, foram pra outro planeta e voltaram, pois, o nível das frases doidas de ambos, comprova essa sua (nossa) teoria!
    Ah…essa fase de frases inventadas é tudo né Rô! Tô amandooooo!
    Ó, fica bem aí. Com certeza vai ter árvore linda e centenária te esperando lá em Cingapura, viu!
    Beijo e força!
    Dani
    (PS: meus cunhados de Cinga chegam ao Brasil dia 05/12. Cê cai tá por aqui ainda?)

  19. Não é impressão de mãe, ele realmente é muito inteligente e lindão! Dá um beijo nele por mim? Êta meliante fofo!

  20. A frase marcante do post: “A minha mãe não tem pinto, não” Óooootimooo!!! Vejam que garoto esperto e sagaz. Realmente não pode ser desse mundo tão banal, rsrsrs.

    Um bjo. Boa arrumação da mudança e feliz vida nova!!!

  21. Ai que bom que vc tá viva, menina! Tava quase te escrevendo pra perguntar se tava tudo bem por aí, mas ainda bem que me segurei… imagina ter que ficar respondendo email com tanta coisa pra fazer???

    E entendo bem o que é esse apego repentino mas avassalador às coisas que não faziam a MENOR diferença antes de se pensar em mudar… Mas por outro lado, pulava de alegria ao me dar conta que iria deixar pra trás tantas outras coisas que eu não gostava na Australia (lonjura? calor? baratas? moscas? credo!!!!).

    Já a parte do ET, posso tocar anteninhas com vc, porque não sei como esses meninos de hoje aprendem a falar tão rápido! O Nic ja faz umas conjugações verbais que me deixam perplexa! E parabéns pelos dois anos do Noah! O Nic também acabou de passar pra versão 2.0!

    Beijos querida!

    Lu

  22. Rô, que saudades! Eu já ia mandar o FBI atrás de você. Morri de rir dos seus ímpetos hippies de abraçar a árvore… eu votei na Marina, parei por aí.
    Cara, esse negócio de achar o filho gênio: aqui tb. Quando a gente canta o palhacinho remeleixo-xo, Emília bate palmas. Quando a gente canta o pintinho amarelinho, ela fica apontando pra palma da mão (“cabe aqui na minha mão…”). É uma gênia ou não é?

  23. querida roberta, se serve para te dar forças neste momento de canseira absoluta, um amigo acaba de voltar de cingapura e disse que aquele lugar é simplesmente sensacional. que é tão incrível que NY perde. que tal?

  24. Oba, estava mesmo sentindo sua falta!!Adoro seus Posts!
    Mulher se vc acha o Noah superhiperultra inteligente com ele dizendo essas coisas engraçadas, quero nem pensar no que vou pensar quando o Heitor começar a falar…eu já acho hj ele um ET.Um ET bonito, é claro!
    Bjoss!!

  25. Imaginei mesmo que vc está as voltas com a mudança.
    Amei a foto!
    Dê noticias antes de embarcar hein?
    Beijos!

  26. Oi, Rô!
    Sua vizinha tá com saudades dos seus posts, e deseja que vcs sejam muito felizes na terra nova de vcs!!! (lá vai ter árvore tb,não se preocupa!!!! 🙂 Se não tiver, vc me fala de qual árvore, especificamente, vc ta com saudades, que eu tiro uma foto e te mando! E tiro do Moisés tb! Prometo!!!!)
    Beijos e manda notícias, pq até agora não entendi se vc já se foi ou não…

  27. Puxa Roberta, ao ler seu texto sobre o sumiço decorrente da mudança, me emocionei.
    Sei exatamente o q vc tá passando e olha q mudei do RJ p/Fortaleza. Minha filha tinha 28 dias de nascida e foi uma barra. Eu pirei literalmente! Bem, se entendi bem vcs foram pra Cingapura. Eu estive ai ano passado e é tudo bem organizado e limpo. Desejo a vcs tudo de bom!!! Acredite somos tão loucas q superamos e conseguimos nos adaptar, resolver e sobreviver. Mulher é mesmo um bicho complexo. A foto de vcs está muito fofa!!! Muito fofo e gostoso essa fase das frases completas. Outro dia postei no Orkut e Facebook a pérola da minha Maria Eduarda de 4 anos: Lipiquidificador. Acho tão lindo e fofo ela falar assim errado q proibi o irmão de 9 anos de corrigir. Bem, fique com Deus e um beijo. Sueli

  28. Faz parte sumir mesmo, o fa clube compreende!
    Mas mata minha curiosidade, teve festinha de 2 anos? Se rendeu ao assalto do buffet ou colocou ateh o moises pra encher as 1000 bexigas?!

  29. oi querida!!!!
    senti falta das suas tiradas…
    agora vem cá, vc acha que o noah, convovendo assim com vc, ia falar frasezinhas sem noção ou graça?
    puuuuffff….
    e aí? tirando a pizza e os abraços no porteiro? tudo bem por aí, né?
    bjocas

  30. Acho que é coisa de mãe de primeira viagem. Eu tbém era igualzinha, viu? A gente fica achando que nosso filho é do outro mundo…rsrsrs. Até que nasce o outro filho, os sobrinhos, e a filha da amiga… e a gente vai vendo que esta geração é que está incrível mesmo.
    Hoje, qdo o meu marido vem, dizendo que fica bobo de ver como nossos meninos são especiais, que todo mundo comenta, e tal, eu puxo ele p/ a realidade…rs:
    – Amor, todos os pais sentem isso! Para eles, seus filhos são únicos, e as pessoas costumam elogiar, mesmo! Pq são educadas, pq sabem que agrada!
    Bom, na verdade, eu tento pensar isso…rs. Mas no fundo, volta e meia, me pego achando que meus moleques serão descobertos, no futuro, como grandes talentos…hahaha. Olha, não tem jeito, não, mãe é tudo igual, mesmo!

  31. Imagino mesmo oq vc deve estar sentindo!

    Ainda bem q agora a gente tem a internet pra ficarmos mais próximos das pessoas, mesmo q seja de maneira “virtual”! rs

    E tb imagino a correria q deve ser ter q mudar a vida toda!!

    Mais vai dar tudo certo! rs

    Bjusss

  32. Acho que todas as mães consideram seus filhos gênios. Minha pequena tagarela, também com 2.0, não pára de nos mostrar isso, rs.
    Eu mudei de cidade de uma hora para outra, com a pequena que mal tinha nascido. Até então nunca tinha pensado nessa idéia. Foi complicado, mas as coisas se ajeitam.
    Beijos e boa sorte na mudança!

  33. É um gênio mesmo! E olha que o meu André tb é super gênio, coincidência, né?? rs!
    Daria tudo pra te ver abraçando árvores…hehehe
    beijos mil.

    * e como é linda, meu Deus! Esses olhos nessa foto estão de matar!

  34. Finalmente, vou poder acompanhar alguém em situação semelhante a minha e com filhos!!!!! Depois da fase de reparar no que sempre este naquel lugar, você comoça a sentir saudade do que jamais pensou que seria possível. Mas mudanças são muito, muito boas e uma oportunidade única.
    Bjs

  35. Lindo o seu blog !Adorei o jeito que vc escreve ! Sou mãe e me identifiqui cm um monte de coisas !

    Depois entra lá no me pra ver a minha fofura … Beijos e boa arrumação !!!! rsrsrs

  36. E ai RO!!!
    E do mar, como sera a despedida??? E essa vista do Cristo Redentor??? Ai Ai, até eu que nunca morei no Rio me da saudade! AHhah! Serio. Quando a gente pensa em Brasil, vem logo a praia, calçadão de Copacabana… Pão de Açucar… E quando a gente vê essas imagens na TV a gente sente um orgulho de como isso tudo é bonito e quando vc ouve uma bossa nova no fundo então… Ai sim vc diz “ah sou brasileiro, com muito orgulho!”. Então querida, aproveita, abrace mesmo as arvores, abrace o porteiro!! Vc vai sentir falta disso tudo!! Ahahhaha
    E essa fase do Noah! Espertinho! Ele é inteligente sim e a minha Béa tb (hohoho)!! Tipo, acima da media, impressionante! Hohoho : )

  37. Ai que bom que vc apareceu!
    Por um breve momento achei que você tinha desistido do blog!!!!!Deprimi!
    kkkk

    O Theo agora fala Mãenhi e Panhiii, e eu já quase morro, imagina qdo come;car a falar q a mãe não tem pinto!!! Morro do coração~kkk

Deixe um comentário

