malas prontas!

Você sabe que seu filho atingiu o auge dos modos cariocas quando, aos 20 meses de vida, ele avista um helicóptero grande no céu e exclama CARACA!

Fora o sotaque e as gírias o rapaz desenvolveu certas habilidades exibicionistas para impressionar pessoas do sexo oposto. Exemplo. Noah leva a mão à frente da boca para tossir, eu que ensinei. E pode me chamar de neurótica que eu não ligo – sou fã assumida dos bons modos.

Daí que toda vez que ele tosse com a tal mãozinha-bons-modos a mulherada acha o máximo e sai suspirando:

“oooh, ele coloca a mão na frente quando tosse, que fofo”

“ooooh, que fofo”

“oooooh”

E tal.

Pois ele entendeu que a coisa pega bem pra ele. Então toda vez que uma atendente de loja/velhinha no elevador/moça da padaria o cumprimenta, ele SEMPRE, repito, SEMPRE força uma tossezinha mequetrefe e aciona a tal mãozinha-bons-modos, só pra impressionar. Cof cof cof, faz o cara de pau.

Ele é meu filho, mas não vale nada.

Fora o sotaque, gírias e galanteios carioquentos ainda tem o fato de ele adorar Tim Maia. A música preferida segue sendo Do Leme ao Pontal, a qual ele gosta de ouvir pela manhã. Lepuntal, mamãe, Lepuntal.

Mas hoje de manhã ele se superou na carioquice aguda. Chegamos a praia, e ele já foi seguindo em direção a um grupo de estranhos. Então ele pára na frente do grupo, abana e diz:

– Oi, pissoal.

E segue caminhando, com sua sunga cor cenoura.

Funciona assim: você dá boa noite pro seu filho e vai dormir. Quando acorda descobre que ele foi abduzido e no lugar dele, deitado no berço, está  Nuno Leal Maia (ou qualquer genérico que represente a carioqueza exarcebada).

fui dormir noah...

...e acordei nuno...

***

Daí vocês podem se perguntar que tipo de pessoa leva o filho à praia em plena terça-feira de manhã?  O tipo de pessoa que decidiu que, dessa vez, virose nenhuma vai impedir que a família viaje, ué.

Noah não vai `a escola desde a última quinta-feira – justamente para estar saudável, lindo e loiro amanhã, dia em que viajamos.

Para conseguir trabalhar com ele a tira-colo eu usei a tática do “ajuda a mamãe, filhote”. E colocava ele pra “dobrar” roupa ao lado das minhas encomendas.

Antes de descer pro correio eu resolvi verificar mais uma vez se estava tudo ok. E qual não foi minha surpresa ao perceber que meu ajudante tinha achado por bem enfiar um SUTIAN meu dentro de uma das caixas. A encomenda ia pra Manaus, visualizem o desastre.

Vale dizer que eu venho desesperadamente procurando minha colher de pau preferida. Se alguém veio a receber referida colher é favor entrar em contato. Pela compreensão, obrigada.

***

E então Noah vai conhecer a terra que guarda 50% de suas origens. Aqueles 50% que não usam sunga cenoura.

A gente desembarca em Paris, dorme na casa da cunhada e de lá segue de trem para a Bretanha. Vai ser uma viagem ao tempo, uma região desenhada por aldeias medievais, e que foi residência de Asterix e do Mago Merlin, ói que sorte a nossa.

Juro que conto tudo na volta.

Mas eu fiquei impressionadíssima com as muitas dicas de entretenimento no avião, obrigada gente bonita!

Daí ontem eu catei Noah pelas mãos e rumamos em busca dos tais entretenimentos.

Foi meio que unanimidade essa coisa de levar besteiras comestíveis. Então resolvi admitir que cenoura e arroz integral podem até fazer muito bem, mas não distraem picas.

Comprei bala e chocolate. Dei um chocolatinho de test drive, pra ver se o rapaz não reagia mal. Nada. Adorou. Parecia que tinha nascido dentro de um ovo de chocolate, tamanha familiaridade.

Eu me senti tão, mas tão mal por estar comprando aquele veneninho todo pro filhote que, na fila do caixa, eu não parava de me justificar. Gente que estava láááá do outro lado da loja ainda podia ouvir palavras de justificativa como “primeira vez”, “não dou nunca, nunca”, “são 12 horas de vôo”, “nunca”, “jamais” “quinoa forever”.

E eis que a amadora aqui resolve testar as balas tic-tac sabor laranja. Seriam aquelas merdinhas poderosas o suficiente para interromper um bem dado piti aéreo? Já dei duas balinhas, uma em cada mão.

Dali a pouco ouço alguém me chamar do carrinho.

– Mamãe!

Eu resolvi não dar atenção, estava ocupada procurando o elevador e segui empurrando o carrinho.

– Mamãe!

Continuei ignorando, mas diante do olhar meio espantado da galera que passava pela gente, resolvi parar e ver o que ele queria.

A cena era a seguinte:  filhote sorrindo, um tic-tac em cada narina, só com as pontinhas pra fora.

Pânico. Juro que eu fechei os olhos e me imaginei chegando ao hospital com a criança naquele estado, tentando explicar que tudo não passava de um mal entendido, que eu era da turma da granola, mas que eu ia viajar e…e…

– Tem gente que deveria ser proibida de ser mãe – diria a enfermeira –  Aquela ali dava tanta porcaria pra criança que tinha tic-tac saindo pelas narinas.

Pânico. Tira do carrinho. Um dos tic-tacs saiu na hora, com a risada do filhote ao ver minha cara de terror. O outro, porém, resolveu seguir o caminho inverso e entrar de vez.

Pânico meu e dele, que já não estava achando isso tão engraçado assim. Assoa, filho, deixa a mamãe…espera filho, assoa o nariz! Nada. A porra não saia e ele já estava começando a chorar. Fora que o rosto da criatura estava bordô, de tão forte que é a tal balinha.

A minha sorte é que anjo da guarda de mãe faz plantão. Me deu um estalo e eu lembrei que ele tem foto sensibilidade e que espirra assim que sai no sol ou na claridade. Saí do shopping e não deu outra:

-Atchuuuuum.

E o tic-tac saiu.

E a gente riu.

E ele não quis mais tic-tac.

E eu finalmente descobri o que os médicos querem dizer quando nos alertam para os perigos das guloseimas.

***

Beijo, queridas e queridos! Até a volta!

Ah! E boa hora pra quem é de boa hora – um parto tranquilo e feliz, gravidinhas!

39 Respostas para “malas prontas!

  1. Eu adoro seus posts…rsrsrs! E essa foto de óculos escuros está a coisa mais linda do mundo.
    O André é metade carioca, né? E o papai se derrete quando ele diz que o carrinho dele é “irado”…rs!
    Boa viagem, querida. Espero que o vôo seja tranquilíssimo e que vcs aproveitem muito por lá!
    beijos, Re

  2. hahahahahahahahahahahahaha
    eu sei que nao deveria rir do tic-tac no nariz, mas CARACA, é muito engracado, hahahahahah!

    e eu sou doida pro meu filhote ser cariocao que eu nem eumerma e o papi dele, daí que tenho pensado sério em voltar pro Rio… (dei um teaser forte aqui, hein?)

    beijao grandao e boa viagem! (sem tic-tac no aviao pro Nuno, opa, Noah!)

  3. Em primeiro lugar, Nina manda avisar que gamou nessa fotinha a la Nuno Leal Maia. Já imprimi uma cópia prá ela e coloquei ao lado de sua cama…só assim não sentirá tanta falta desse carioquinha lindo…
    Em segundo lugar, aviso que to passando até mal de tanto rir com essa história do tic-tac! E valeu pela dica…nunca que eu vou comprar isso prá criança aqui de casa…porque, né, se ela já tentou até colocar a sandália da Barbie no nariz, certeza que vai mandar umas balinhas dessas narina a dentro! E o pior, Rô, ela não espirra no sol!
    Em terceiro: ÓTIMA VIAGEM! Aproveita bastanteeeeeeeeeeeeee e volta cheia de energia prá nos deliciar com outros posts incríveis como este! Vai com Deus, querida (como a gente gosta de dizer por aqui…no interior…)!
    Beijo!
    Dani

  4. Oi Roberta,
    Adorei a foto do Noah! Realmente, quem o vê não imagina que ele possa ser tão arteiro…! Melhor mesmo é voltar para a quinoa!
    Boas férias na terra do Astérix!
    Bjs,
    (a queridona do nome bonito – ri muito!)

  5. Ai Rô,
    se o voo não for tranquilo, no mínimo vai ser divertido.
    simples, encare tu-do com aquele humor que toda mãe merece ter, mais o que vc pode ter herdado da avó matusquela.
    deixe que os outros estressem por vc e Viva as férias.
    Puts, to aqui tentando parar de rir, mas os tic tacs narizentos…
    Noah te superou nas palhacisses!
    rindo do final feliz, das espirrações de laranja e tals!
    Vai com Deus, boa viagem e na volta vou pedir algumas dicazinhas, ok?
    Tô com parrí quase que engatilhado pro ano que vem, que pequenex e tudo.
    bjocas no carioquinha (gato demais de óculos).
    carol

  6. Estou com caimbra nas bochechas de rir. Fiquei imaginando a cena do tic-tac assassino. Ainda bem que nada de grave aconteceu…
    Boa viagem, se divirtam…
    Bjs
    Lu

  7. – Ele é meu filho mas não presta é boa demais. Eu, apesar de paulista, sou casada com carioca e tenho muitos amigos dai. Dou muita risada com suas historias, porque fico imaginando o Noah nessa malandragem. Figura demais esse moleque.
    – Essa do sutiã na sacola de encomendas também tá impagavel. Essa historia de mandar filho ajudar a gente é linda na teoria, mas eles no fundo só atrapalham e redobram o nosso trabalho, nénão? To até pra escrever sobre isso: dia desses Luiz achou meias cor de rosa dentro do tenis dele e hoje a empregada achou meu chinelo perdido dentro da mala de natação do marido. Sabe em quem Luisa anda botando a culpa? Na Rafaela, que ainda nem nasceu, pode?

  8. Noah pode até virar Nuno, mas vai ser muito mais gato, já é!
    Bon voyage à vous!
    Bisous

  9. Ah, e o mais importante: boa viagem!!! Tô com uma invejinha branca de você…. aproveitem muito muito muito !! Acho que quando a Rafa nascer vc ja estara de volta. Beijos beijos beijos

  10. Estou tentando ensinar a Juh a mandar beijo. Tenho cer-te-za que se ela aprender eu domino o mundo.

    Anotando no caderninho: mesmo em uma viagem de 20h nunca dar Tic-Tac para a Juh.

    Boa viagem! Beijos

  11. hahahahahahahahahahahaha
    A Bia ESTAVA dormindo, mas eu ri tanto com o tictac que ela acordou! Noah tá muito gatinho!
    Super beijo e boa viagem!

  12. Ai Rô muito bom! Seu filho é lindo demais e imagino o sucesso que ele faz!
    Agora o melhor foi a balinha Tic Tac. Eu também vou viajar e estou sempre atras de dicas, mas realmente não vou comprar nenhuma dessas balinhas para a Bel. Tenho certeza que ela faria o mesmo.
    Um grande beijo,
    Paula
    Ótima viagem para vocês!

  13. Caraca!!! Que invejinha: praia em plena terça feira!!! Pra mim praia é sinônimo de férias já que moro há 1.200 km de distância daí. Vira um evento. Vcs são muito descolados e cool e o Noah o meu genro preferido. Arraza com seu carioquês na frança, tá gato? Até a volta, beijosssss.

  14. Ai, gata! Você é muito engraçada, rs.
    Adorei o texto inteiro, do começo ao fim. Sou louca pra morar no Rio e ter um filho carioca. Você sabe que amo esse lugar né?
    E fala sério, que delícia ir pra Paris. Curte muito que você merece!!!!!!
    E nada de tic tac. Meu deus esse menino heim? hahahahahaha
    beijoca estalada e boa viagem!!!!!!!!!!!!!!!

  15. Comentar isso ou aquilo do seu texto seria pecado. O texto todo está óoooooootemo!
    – Noah é “ixperrrto”, isso sim. “Bora” ganhar a mulherada! E ganha, disparado, do Nuno.
    – Guloseimas não fazem tão mal assim, mas se ingeridas pelas vias corretas. Ai, que meda!
    – Ajudar a fazer as malas nem sempre é bom…rs.
    – Boa viagem! Divirtam-se muito e mande notícias assim que possível!
    Beijo grande.

  16. Caraca foi demais! Esse aí será o maior galã da turminha! haha
    A foto está linda!
    Boa viagem para vcs e bom vôo!
    Beijos

  17. Quando comecei a ler o episódio do tic tac, sabia que tinha acontecido algo.. mas adorei a idéia de fazê-lo espirrar!! morri de rir com a solução..
    Boa viagem e aproveite bastante!!
    Bjinhos!

  18. Poxa, já vi que você vai perder o Sambebê de julho também! 😦
    Mas é por um bom motivo, eu sei! Aproveite muito, boa viagem!!!
    Bjs,
    Ana

  19. Lepuntal… olha as influências françaises…
    Não achei sua colher de pau, mas agradece o Noah pela blusa amarela de margaridas!

  20. HAHAHAHAHAHA, n-u-m g-u-e-n-t-o esse menino!
    Fico só imaginando o Noah em Paris, vai dominar geral com esse carisma à carioca. Não vai sobrar francesinho pra contar história…
    Amusez-vous (ui, tá certo isso?), e até a volta!
    beijos!
    (ah, e ainda bem que não era tic tac de menta, acho que esse ia arder pra valer…)

  21. Boa viagem e aproveite muito cada detelhe medieval da Bretanha, a terra do Asterix!!! E boa sorte no voo com o Noah, vai dar tudo certo, ja que as tic-tac não embarcarão com vcs!!! E, geiteim, essa do Nuno e Noah, ficou demais, ri muito aqui. Adorei o post!!! Beijos

  22. Ai, como eu gosto desse canto!

    Boa viagem e boa sorte com as guloseimas, avião, coco, Paris…

    Bjs

  23. Geeente, que foto linda, tô babando! Até esqueci o que ia falar aqui. Eu trocaria o Nuno pelo Evandro Mesquita, pra mim, mais carioca que ele impossível. E ainda bem que vc descobriu que tic-tac é coisa do demo ANTES de embarcar, pois jhá vi relatos terríveis de crianças com tic-tac no nariz dentro do avião. Não é legal, viu?
    Aconselho dar castanha sem sal e coisinhas pequenas que ele possa comer sozinho. Juntando isso com filminhos infantis dá para ficar uns bons minutos em sossego.
    Uma ótima viagem para vcs e mandem lembranças aos gauleses!!
    Beijos

  24. O Noah está se saindo um príncipe dos bons modos além de garoto-carioca-suingue-sangue-bom. A foto é mesmo um arraso, e ver essa barriguinha linda de fora dá vontade de morder (ou fazer cócegas).
    Concordo com a Paloma, enquanto lia o texto me lembrei do Evandro Mesquita, apesar d’ele ser um chatão.
    Descobri que tenho uma coisa em comum com o Noah: tb sou foto sensível, e quando quero espirrar é só procurar a luz do sol pra dar aquela ajudinha ;D.
    Bjs e boa viagem again!

  25. Delícia (como sempre) de post.

    Boa viagem!

    beijos

  26. O Noah é carioca até a raiz do cabelo, e mais: carioca-gostoso-estiloso-delicinha!!!
    Já procurou a colher nas gavetas dele ou no cesto de roupa suja? Outro dia achei uma sandália do Arthur dentro da gaveta da cozinha….
    Quanto aos tic tacs, rolei de rir… e passei um nervoso danado também!!
    Ai, Ro, não deixa a gente sem novidades, hein? Ler você é tudo de bom!!!
    Boa viagem, e curtam a terra do Merlin!!!

  27. hahahahahaha Você é muito divertida! Estou rolando de rir, ainda um pouco apreensiva porque foi dando um certo “desespero” a medida que fui lendo o post.

    Boa viagem, divirta-se muito e lembre que tudo que couber num potinho de filme (daqueles que a gente usava para fazer fotos) não devem ser dados para uma criança pequena ta? : )

    beijos

    Pati

    http://coisasdemae.wordpress.com

  28. Ai Meu Deus !!! Sei que na hora foi horrível, mas esse “causo” do tic tac foi demais !!!
    E o “oi pissoal”; como diz o meu pai, tem que cuidar para não roubarem ele, viu ? rsrsrs
    Ótima Viagem e vou ficar na torcida por posts pós essa chiqueza toda, tão engraçados quanto aos da terrinha.

  29. Oi, Roberta!
    Nao deixe de ir a Saint Malo e Mont Saint Michael!
    E, se voce encontrar a entrada para a floresta de Brocéliande (ou ver Merlin himslef!) me avisa!
    Acabei de voltar da Bretanha e ta tudo muito lindo la, muito quente e muito bom! Coma muito e aproveite bastante!!
    Noah vai voltar falando francais!

  30. Ai Roberta… o Nuno vc desenterrou, ha anos nao vejo esse sujeito! Mas tb ha anos nao assisto TV brasileira, deve ter a ver.

    O tic-tac, gente, é a segunda vez que eu leio uma historia assim! Soh que na outra o tic tac era de menta, ou seja… imagine o estrago.

    Delicia de viagem!! Aproveite, aproveite!!!

  31. E eu, para variar, estou chorando de rir. Ainda bem que dessa vez deixei para ler o post em casa.

  32. Oieee!!! ai ai..como sempre entro aqui e quando vejo ja to com um sorrizaaao no rosto,hehe!adoro!! o NOah cheio das “malandragi” einh???kkkkkkkkk…
    bjao,otima semana!!
    😉

  33. Oi Roberta! queria pedir tua ajuda….por acaso foi aqui que eu um dia li um texto mto bacana sobre a febre? que vc escrveu ou citou um link de alguém que tenha escrito?? menina, eu lembro que li num blog que eu sempre visito, mas cadê que eu lembro qual é? e desconfio que foi por aqui…um texto que falava o quanto a febre é normal e que é o corpo trabalhando, combatendo a infecção e tal…eu queria mto pq a pessoa que escreveu usou mto bem as palavras e me convenceu…e tenho amigas apavoradas que um grau que sobe no termômetro já é motivo pra pânico…se vc sabe do que ou de quem eu tô falando, por favor me passa o link? agradeço demais!!! beijos!!

  34. hahahaha morri de rir e to linkando o blog lá…

    eu to aqui, com o pequeno Lucas ainda no forninho, pequeno mesmo só pra mim, percentil 95 de pura gordura nas coxas, popô, buchechas etc etc hehehe aiiii um gurizinho… e qdo for o meu q tiver “gande” assim… fico aqui viajando gostoso 🙂

    bjins

  35. Hey, boa viagem procês!
    Por aqui vai ter parto também, mas só em janeiro. O pimpolho vai nascer no invernão canadense e minha luta vai ser pra despertar nele a raiz Nuno Leal Maia que existe no nosso sangue…
    Bom que o Noah nem precisa se esforçar!
    Boa Viagem!

  36. ai mulher, que saudade de dar risada com seus posts!!! diversão mais que garantida, AMO.
    que delícida de viagem, volta logo pra contar tudo.
    beijo grande
    thaís

  37. Ministério da Saúde

    Olá!
    Você pode ajudar o Brasil a continuar livre da poliomielite! Ajude a divulgar informações aos papais e mamães, para que eles não se esqueçam de levar seus filhos menores de cinco anos para tomar a segunda dose contra a paralisia infantil, no próximo dia 14. Essa simples atitude faz com que as crianças do nosso país estejam protegidas de uma grave doença.
    Caso tenha interesse em ajudar a divulgar a Campanha Nacional de Vacinação Infantil, e para obter mais informações ou materiais da campanha – como o filme e banners -, entre em contato com comunicacao@saude.gov.br
    Obrigado por sua colaboração!
    Ministério da Saúde

  38. Pingback: Voltamos – Parte I | Piscar de Olhos

Deixe um comentário

