inapta a exercer essa tal maternidade

Mente quem diz que estamos preparadas pra vê-los sofrer. Não estamos. Passei aqui só pra dizer isso.

Já são 5 dias de colo constante por conta dessa virose maldita. E criança lá tinha que pegar virose? Quem foi que inventou essa brincadeira de mau gosto de que criança tem que sofrer, me fala?

Ele nasce e você se acha preparada. Daí ele pega um resfriado e você se sente de mãos atadas, mas continua acreditando que vai  tirar de letra.

Mas é ao vê-lo vomitar pela primeira vez  que você se dá conta do quanto suas mãos podem estar atadas. Ver a calça do seu filho cair porque ele ficou doente e perdeu peso deveria ser proibido por lei.

E diante do olhar assustado da cria, que se arregala ao perceber o próprio vômito, e procura no seu olhar a resposta pra tamanho desconforto, tudo que você consegue falar é:

– Foi a sopa filho. Ela queria muito ter ficado na sua barriguinha, mas ela lembrou que tinha compromisso e resolveu sair. Não faz mal, depois ela volta. Tchau, sopa.

Desculpem, mas hoje é assim que eu me sinto: nitidamente inapta a exercer essa tal maternidade.

33 Respostas para “inapta a exercer essa tal maternidade

  1. Ô, Rô! Melhoras aí pro seu menino!

  2. Ai que dó!
    força queridona!
    Com colo constante, e beijos de uma mãe tão divertida e carinhosa, essa tal virose tá com os minutos contados! Daqui a pouco ele vai ficar bem!

    Beijos

  3. Putz, Elena tá doentinha também… Não é mole!
    Além do desespero de ver um pinguinho de gente assim se sentindo mal, ainda tem todos os conflitos da agenda da vida profissional que vai pro espaço!
    Dizem que depois melhora…

  4. Você sinceramente não me parece inapata. Acho que eu não seria capaz de uma explicação tão espirituosa e divertida para o mal estar de meu filhote. 🙂 Melhoras para seu lindo garotinho e paz no coração da mamãe.

  5. É Roberta… e tem gente que tem coragem de dizer:
    “mas você SÓ fica em casa cuidando de filho?”

  6. Ih Ro, pior é que é assim mesmo que a gente se sente. É uma situação que a gente queria poder controlar e não consegue, então o melhor que temos a fazer é dar muito colo/carinho/beijos/abraços e amassos e eu tenho certeza que essa virose vai embora já já.
    Melhoras pro pequeno! beijos, Re

  7. A explicação que vc deu para o seu filho mostra que a sua suposta inaptidão pelo menos tem muito humor! E tudo fica mais leve!
    Melhoras para ele e para vc, que sofre junto…já, já vai passar!
    Bjs,

  8. É Rô, é assim mesmo, pior de tudo que a gente nem deseja que a virose fosse na gente, pois se fosse quem iria cuidar deles? Mas passa, os bichinhos são fortes e recuperam tudo, a virose tb já passou por aqui, o mais novo tb perdeu peso, ficou uma semana sem comer nada, só danoninho (coisa engraçada como danoninho para bem no estômago rs), mas agora que recuperou tá com fome de leão. É, não é fácil, mas paciência e fé em Deus que logo passa, passa sim! beijos querida, e melhoras pro fofo do Noah

  9. pequeno doente …. nada melhor pra desbancar o nosso jogo de cintura materno.
    dói na gente, arrebenta.
    melhoras!
    bjinhos
    carol
    http://viajandonamaternidade.blogspot.com

  10. Querida Rô,

    Estamos juntas, juntinhas, nessa. Aqui estamos na mesma, nunca vi o Nicolas assim e me sinto desolada. Ja chorei junto, ja abracei ele todo vomitado. Ele quase não dorme de noite de tanta tosse e há 5 dias não aceita comer nada sólido. E todo o liquido que consegue ingerir eventualmente sai na forma de vomito. Entendo perfeitamente o que vc está sentindo. Eu sinto algo de incompetencia em mim e uma vontade louca de que eu tivesse pegado essa virose ao inves dele. E tive o mesmo pensamento: criança não deveria sofrer NUNCA. NUNCA.

    Beijos querida. Tenho certeza que nossos pequeninos são muito mais fortes que esse virus covarde. Tudo vai melhorar logo, logo.

    PS: aqui o que anda resolvendo melhor é oferecer pequenas colheradinhas, toda hora, ao inves de muito de uma vez. Tambem a cada meia hora mais ou menos dou soro caseiro e limão com mel. Desde ontem eu senti que ele teve uma boa melhora. Pelo menos estou aliviada que a febre passou (primeira febre na vida dele!).

  11. Crianças não deviam ficar dodóis.. deviam só brincar, ganhar carinho e curtir esse comecinho de vida!
    Realmente é desconsolador essa impotência diante de acontecimentos indesejados… e olha que ainda nem sou mãe!

    Melhoras para o Noah e que a sopa pare de ter compromissos e fique quietinha na barriguinha dele! Sopa F E I A !!!

    bjos

  12. Voce esta coberta de razao quando diz que eles nao devem sofrer. É injusto até, ver um ser tao alegre, tao puro, tendo que sentir todas essas coisas.

    Mas busque forças, VOCE COM CERTEZA É APTA A ESSA TAL MATERNIDADE SIM!!!!

    Bjs

  13. Rô, tenho uma teoria de porque as crianças pegam essas coisas terríveis: Elas não vão lembrar de nada depois. Se fosse com a gente, sabe quando eu tomaria aquela sopa que quis sair de novo? Nunquinha! Por isso eles têm a primeira dentição com poucos meses… você tem idéia de como deve ser terrível aquela maldita cólica de quando o intestino está terminando de se formar? E o refluxo então? Não… não temos… já esquecemos! A natureza é sábia, Rô. E de uma coisa eu tenho certeza: Não há mãe que não seja apta, há doenças pelas quais as crianças precisam passar para tornarem-se mais fortes e aptos para a vida, e para essas doenças nem a mais moderna medicina está apta a curar, só carinho e atenção de mãe que curam!

    EU QUERO A MINHA MÃE!!!

    Beijos, coragem, já tá no fim!

  14. Querida Rô, também não sirvo prá isso não.
    DETESTO, ODEIO do fundo do meu ser, ver a cria assim caidinha…Vomitando então, xingo a mãe de quem quer que seja quando Nina fica assim.
    Tô rezando aqui prá essa virosa horrorosa ir embora logo!
    Beijo e força!
    Dani

  15. Acha que você é inapta?! Só pela história da sopa já dá pra ver que jogo de cintura não te falta — um item essencial pra todas as mães, não é não?
    To mandando good vibes pra vocês aí! Sara logo, Noah…
    beijos nos dois :*)

  16. Rô, querida, melhoras para o pequeno. Não tem jeito esta tal de virose só o tempo mesmo, mas coração de mãe é agoniado, eu sei. Mas fica tranquila que já já vai passar! O que precisar estamos por aqui! bjos

  17. Minha teoria furada: sabe por que a gente se sente “inapta”? Porque, lááá no fundo, pensamos que temos a obrigação de CURAR a criança – e não “só” dar carinhos, cuidados, atenções etc.

    A maternidade tem dessas piadas de mau gosto: a gente lida com um “poder desmedido” que até tem um lado real (gerar, parir, criar), mas isso nos faz ter certos devaneios – lá no fuuundo da alma! – que acabam nos impondo uma certa CULPA… Como vc disse, a Culpa do Mundo é Nossa.

    É essa coisa maluca de nos sentirmos meio DEUS – portanto, com as mesmas responsabilidades d’Ele.

    Sabe quando vamos dar conta disso?
    Nun-ca. Let it be.
    Bjs.

  18. Melhoras pro gatinho. E força pra vc!

  19. Melhoras para seu filhote e força que você não é inapta.
    Beijos!

  20. Virose é uma “erda” mesmo.
    Ver filho doente é fazer sangra o coração.
    Que ele melhore logo!
    Beijos


  21. se te consola (sei que não consola mas ajuda naquela vibe positiva…rs) vai passar… e eles se recuperam rápido, do mesmo jeito que as MALDITAS VIROSES derrubam eles levantam rapidinho… perder peso? bom meu filhote cada vez que engorda um pouquinho é surpreendido por alguma ziquezira que faz ele perder qualquer gordura extra e mantê-lo super elegante no percentil 25 de peso… ou seja… cerveja… Melhoras pro Noah, ele vai ficar bem já já e vc volta pra vida… e realmente partilho da opinião de total frustração e inaptidão nestes momentos em que as coisas não podem ser controladas ou contornadas… para virose aqui em casa a única coisa que desce é leite, e junto com dramim pra passar o enjoo… e chazinho de camomila… hidrate bastante ele, oferece líquido de pouquinho em pouquinho,mesmo que ele vomite se beber liquido de pouquinho em pouquinho all day long é melhor pra ele… observe o xixi… é o sinal de hidratação….xixi claro e fazendo xixi….
    Vai ficar tudo bem, be sure…
    não é mole não né nega? mas isso ninguém conta….rs
    bjs querida, se cuida!

  22. Ai, Ro….fiquei com o coração apertadinho, só de imaginar… Por menos grave que seja, mãe sofre, né? Força pra você e melhoras pro Noah! Beijocas

  23. O Noah é um menino abençoado em ter uma mãe como você, Roberta! Sempre tem uma resposta que traz carinho, conforto e confiança, até nos piores momentos. Melhoras para o seu filhote! Bjs!

  24. Fica tranquila as crianças são muito mais forte do que imaginamos.
    Sua competencia para escrever e para ser mãe são nitidas e proporcionais.
    Melhoras ao lindo e força a para a mãe.
    ZZ

  25. Ai, pequenino! Melhore logo! Titia está torcendo por sua recuperação rapidinha, tá?
    Quanto à mamãe inapta, não acho que tenha nada de inaptidão, tem é um baita coração, todo derretido de amor pela cria que sofre. Mas os dois vão sarar loguinho.
    Beijocas em ambos.

  26. Ô, menina, é barra mesmo. A carinha que eles fazem quando olham o vômito é de chorar…
    Mas vai passar, viu? Dá muito denguinho e líquido a ele.
    Beijos e melhoras.

  27. Ai que dó…tbém fico sem chão.
    Eu fico tão doida, que fico imaginando como é que essas crianças em orfanatos e afins, conseguem se criar sem carinho, sem essa preocupação e dedicação toda que temos ?
    Tbém fico sem créditos com todos os Anjos e Santos, de tanta promessa que faço…meu marido já me proibiu de fazer mais promessas sem consultá-lo, pois a última envolveu o coitado sem consulta prévia…
    Melhoras p/ o pequeno.

  28. Se para nós, adultos , não é fácil passar por uma virose, pra eles é bem pior. Mas com tanto amor, cuidados e carinho, já já ele estará bom de novo, vc vai ver.

    Bjs, força e melhoras pro gatinho Noah.

  29. Ainda bem que essas coisas passam, né? A gente sofre, mas sabe que passa. Virose tem tempo certo pra chegar e pra sair.
    O daqui de casa pegou uma virose braba em abril. O pediatra até desconfiou ser dengue. Felizmente era a tal virose de uma semana. E a única coisa que descia bem era água de coco. Hidrate bem o pequeno e melhoras!
    Bjs da familia do re mi fa sol.

  30. Cheguei tarde aqui pra comentar. Tenho certeza que a virose já partiu dessa pra melhor. Li seu post no Astronauta e percebi que e o pequeno e queridíssimo Noah já está melhor e já foi até pra escola. Adorei seu post lá. Parabéns, gata. beijo-biejo

  31. Pingback: Manual das Encalhadas

  32. Repita comigo:
    “Vai passar, vai passar…”
    Aliás, é o que eu digo pro Arthur quando acontecem essas coisas e ele me olha assim, tão assustadinho…
    Beijo grande, querida, e melhoras pros dois!

  33. Bobbuxa!!!! Ai que doh do Noah!! Mas tenho que confessar que a historinha da sopa me fez rir muito porque eh taaaaao a sua cara… Amada, morrendo de saudades suas e do afilhado que nao conheco. Amo-te!

Deixe um comentário

