Uma grávida serena

Então a minha amiga/irmã Dea (gravidíssima de 6 meses) me contou que a Luisa virou! A Luisa, que estava sentadona na barrigota da mamis, pensou bem e resolveu virar na posição morceguinho, ideal pro  seu nascimento.

Parabéns, Dea, excelente notícia. Legal que você ficou tranquila, serena, confiante. E em nenhum minuto duvidou que ela fosse virar. Igualzinha a mim. Dá uma olhada no poço de serenidade e lucidez que eu era no sexto mês de gravidez:

De Médico e Louco…

Em meus áureos tempos como advogada uma das coisas que mais me divertia (diverte agora, na época eu queria era morrer) era perceber que TODO cliente se achava um pouco advogado. Em diferentes graus, é claro, pois havia o cliente ouvinte que “ouviu dizer que dava pra entrar com uma ação” e o cliente atuante que já entrava na sala dizendo “doutora isso é caso de Mandado de Segurança.” E era sempre essa a ação que o infeliz queria entrar…Ora, achar que tudo na advocacia é caso de Mandado de Segurança é o mesmo que pensar que tudo na medicina é caso de exame de urina. O sujeito quer ver se o grau de miopia aumentou – exame de urina nele.

Depois de alguma prática eu aprendi a escutar o cliente e fazer ã-hã para os achômetros dele. Exemplo:

Cliente: Põe no pau Doutora, entra logo com um Mandado de Segurança!

Eu: ã-hã

E daí eu calmamente esclarecia que não era o caso. Num dia de TPM mais braba eu até saia com umas ironias desnecessárias, do tipo “Claro, brilhante! Mas …e no caso de indeferimento da liminar o senhor acha que deveríamos agravar da decisão interlocutória? Ou impetrar outro MS? Porque como sabemos sed istae omnes legis actiones paulatim in odium uenerunt.”   Café?

Bom, tudo isso pra dizer que essa gravidez me ajudou a perceber que esse mala sabe-tudo sou eu! Triste admitir mas esse é exatamante o tipo de paciente que sou, sem tirar nem por! Bom, pra começar eu: completo frases dos meus médicos, digo que já li no google e interpreto diferentes escolas da obstetrícia. Minha última pretensão foi – prestenção na petulância- determinar qual a posição do bebe em meu ventre. Acordei, e, sem mais nem menos disse “A casa caiu. O filhote está na transversal”.

Claro que me desesperei com meu diagnóstico! Pois se você pretende perseverar um parto normal essa não é exatamente a posição que quer que o bebe esteja. Contei pra todo mundo. E, como pessimismo não é lá muito a minha cara, em nenhum momento desaminei. Coloquei na minha cabeça que o baby haveria de virar de cabeça pra baixo custe o que custasse. As fofas Vitoria e Aline, que ministram o meu Curso para Gestantes foram, como de praxe, super solidárias, me animaram, me passaram exercícios, me disseram que tudo ia ficar bem. Teve amiga minha que até começou a rezar pro bebe virar, a oração do bebe morcego. Mon mari, paizão que já é, se comprometeu a fazer tudo que estivesse a seu alcance, desde leitura de mantras até iluminação artificial do baixo ventre (soa bizarro mas me parece que sentar numa lâmpada acesa pode fazer o rebentinho virar de cabeca pra baixo, já que ele tende a seguir a luz e o calor…eu li, eu li!!).

Liguei para o meu (paciente) obstetra:

Eu:” Dr., da pro senhor me receitar um ultra-som? é que eu descobri que o bebe está na transversal.”

Obstetra:  ”ã-hã”. 

Também levei o caso ao meu (pobre) pediatra:

Eu: “Dr, o problema é que tá na transversal…má sorte, néa?”

Pediatra: “olha, o único que pode te dizer isso é o obstetra ou um exame de ultrasonografia. Qual dos dois você fez?”.

Eu: “Nenhum, mas eu sinto chute bem aqui ó, e também aqui ó. O que mostra que ele tá deitadinho da silva.

Ele: “ã-hã”

Desnecessário dizer que meu diagnóstico não se provou verdadeiro. Deu pra ver no ultra-som: tá lá ele, de cabecinha pra baixo, todo morceguinho (rindo de soluçar da mãe). Ainda bem. Caso encerrado. Assim me sobra mais tempo para pesquisar e colaborar em outras esferas da medicina. Afff.

(ps: postado 2 meses antes do Noah nascer..e eu já cheia de noção, neah? ps2: a Dea é uma excelente fotógrafa, quem quiser dar uma olhada no lindo trabalho dela, tá aqui)

7 Respostas para “Uma grávida serena

  1. O melhor é o título, hehe. Realmente vc era sereníssima, que nem eu 😛
    Eu não chegava a inventar diagnósticos, mas sentia sintomas de várias coisas quando lia nos livros. A ponto de ser proibida de ler a parte macabra (a das doenças) dos livros de gravidez. Hoje acho que deveria ser uma proibição oficial, censura prévia mesmo. Pelo menos pra gente doida como a gente!!
    Beijo

  2. nossa, essa era eu. meu marido, no final da gravidez, me perguntava: mas, onde mesmo você tirou seu diploma?
    (e, posso falar? sou arquiteta, e taí outra profissão que todo mundo acha que manja um pouquinho… mas nem odiando isso desisti de me tornar uma médica autodidata especializada em parto e amamentação!! hahahaha!
    beijo

  3. Hahahaha…tenho até dó dos obstetras, que passam o dia acalmando gestantes ensandecidas. O meu, coitado, tinha uma paciência de monge budista, me garantindo várias vezes e com a mesma calma a: “- Não Patricia, você não vai morrer no parto”.
    E não é que ele estava certo?
    beijos!

  4. de médico e louco todo mundo tem um pouco.. minha mãe sempre dizia isso.. ela esqueçeu de acrescentar obstetra também né.
    eu era assim também ,e ás vezes até dúvidava do diagnóstico da médica.. pode?
    abraços

  5. Morri de rir aqui com a sua serenidade!! Tá muito bom esse post. Ah, e adorei o nome da sua sobrinha… 🙂
    bjs

  6. Ai, ai, ai …
    Morri de rir e fiquei bastante preocupada.
    Ri dó teu jeito de relatar as barbaridades que JÁ ME VI FAZENDO. Tanto em relação aos clientes do escritório, quando aos diagnósticos sem noção … kkk
    Bjks

  7. Oi xu, fazia tampo que eu nao andava por aqui, que desnaturada, eu sei, mas a gravidez tem me mantido bastante ocupada, e depois a viagem pra ver a familia, enfim…. Mas o pior eh que eh assim mesmo neh, diagnosticamos tudo e vamos diretamente ao google para confirmar nossas descobertas, meu deus!!!!! E o pior eh que a bichinha mexe tanto que ja to ate achando que ela virou novamente, pode? mas em breve devo fazer novo ultrassom e dai vamos descobrir, enquanto isso vou tentar nao esquentar muito a cabeca nao e continuar com minha yoga, que ja ajuda neh! saudades!!!!!! love u

Deixe um comentário

