De Médico e Louco…

Em meus áureos tempos como advogada uma das coisas que mais me divertia (diverte agora, na época eu queria era morrer) era perceber que TODO cliente se achava um pouco advogado. Em diferentes graus, é claro, pois havia o cliente ouvinte que “ouviu dizer que dava pra entrar com uma ação” e o cliente atuante que já entrava na sala dizendo “doutora isso é caso de Mandado de Segurança.” E era sempre essa a ação que o infeliz queria entrar…Ora, achar que tudo na advocacia é caso de Mandado de Segurança é o mesmo que pensar que tudo na medicina é caso de exame de urina. O sujeito quer ver se o grau de miopia aumentou – exame de urina nele.

Depois de alguma prática eu aprendi a escutar o cliente e fazer ã-hã para os achômetros dele. Exemplo:

Cliente: Põe no pau Doutora, entra logo com um Mandado de Segurança!

Eu: ã-hã

E daí eu calmamente esclarecia que não era o caso. Num dia de TPM mais braba eu até saia com umas ironias desnecessárias, do tipo “Claro, brilhante! Mas …e no caso de indeferimento da liminar o senhor acha que deveríamos agravar da decisão interlocutória? Ou impetrar outro MS? Porque como sabemos sed istae omnes legis actiones paulatim in odium uenerunt.”   Café?

Bom, tudo isso pra dizer que essa gravidez me ajudou a perceber que esse mala sabe-tudo sou eu! Triste admitir mas esse é exatamante o tipo de paciente que sou, sem tirar nem por! Bom, pra começar eu: completo frases dos meus médicos, digo que já li no google e interpreto diferentes escolas da obstetrícia. Minha última pretensão foi – prestenção na petulância- determinar qual a posição do bebe em meu ventre. Acordei, e, sem mais nem menos disse “A casa caiu. O filhote está na transversal”.

Claro que me desesperei com meu diagnóstico! Pois se você pretende perseverar um parto normal essa não é exatamente a posição que quer que o bebe esteja. Contei pra todo mundo. E, como pessimismo não é lá muito a minha cara, em nenhum momento desaminei. Coloquei na minha cabeça que o baby haveria de virar de cabeça pra baixo custe o que custasse. As fofas Vitoria e Aline, que ministram o meu Curso para Gestantes foram, como de praxe, super solidárias, me animaram, me passaram exercícios, me disseram que tudo ia ficar bem. Teve amiga minha que até começou a rezar pro bebe virar, a oração do bebe morcego. Mon mari, paizão que já é, se comprometeu a fazer tudo que estivesse a seu alcance, desde leitura de mantras até iluminação artificial do baixo ventre (soa bizarro mas me parece que sentar numa lâmpada acesa pode fazer o rebentinho virar de cabeca pra baixo, já que ele tende a seguir a luz e o calor…eu li, eu li!!).

Liguei para o meu (paciente) obstetra:

Eu:” Dr., da pro senhor me receitar um ultra-som? é que eu descobri que o bebe está na transversal.”

Obstetra:  “ã-hã”. 

Também levei o caso ao meu (pobre) pediatra:

Eu: “Dr, o problema é que tá na transversal…má sorte, néa?”

Pediatra: “olha, o único que pode te dizer isso é o obstetra ou um exame de ultrasonografia. Qual dos dois você fez?”.

Eu: “Nenhum, mas eu sinto chute bem aqui ó, e também aqui ó. O que mostra que ele tá deitadinho da silva.

Ele: “ã-hã”

Desnecessário dizer que meu diagnóstico não se provou verdadeiro. Deu pra ver no ultra-som: tá lá ele, de cabecinha pra baixo, todo morceguinho (rindo de soluçar da mãe). Ainda bem. Caso encerrado. Assim me sobra mais tempo para pesquisar e colaborar em outras esferas da medicina. Afff.

 

Meu morceguinho lindo escapou da super mãe sabichona com sua lâmpada 110kw

Meu morceguinho lindo: ele escapou de mantras e lâmpadas de 110kw

2 Respostas para “De Médico e Louco…

  1. Roberta, minha querida, e eu nem para perguntar como esse diagnóstico havia sido dado… kkkkk …. Éssa é uma história para entrar no diário do seu baby, ele precisa saber disso quando for um homem criado.
    Você é sensacional! Prometo que da próxima vez pergunto antes de onde você tirou tal idéia !
    Aliás, quem disse que é menino???
    Te vejo na quarta, bj, Aline

  2. Roberta,
    eu já imaginava que vc tinha feito esse diagnóstico sozinha, acho que na semana que vc falou sobre o assunto eu cheguei a perguntar e alguém interrompeu e vc não respondeu…ou acho q vc disse : “eu tenho certeza!!”
    Como google maniaca que vc é , acreditei que mais uma vez vc leu e já sabia de TUDO.
    Ainda bem que é uma mulher consciente e muito boa ouvinte…rsrs

    Se cuida e fica tranquila !!
    bjos

Deixe um comentário

